Coronavírus: Prefeitura orienta sobre realização de velório e sepultamento durante a pandemia

Velórios devem ser realizados em locais abertos e com menor número de participantes para evitar aglomerações.

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob) e a Vigilância em Saúde, determinou novas orientações para os serviços funerários e transporte de cadáveres, principalmente de vítimas do novo coronavírus (Covid-19), conforme o Manual de Manejo de Corpos do Ministério da Saúde. As medidas visam inibir a transmissão da doença.

De acordo com as recomendações, durante o sepultamento de vítimas da Covid-19 ou em casos suspeitos, o caixão deverá permanecer fechado para evitar qualquer contato com o corpo. Nestes casos, não é recomendada a realização de velórios.

O protocolo também recomenda que as cerimônias fúnebres, de pessoas vítimas de demais doenças, sejam realizadas em locais ventilados e, de preferência, abertos com no máximo dez pessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, dois metros entre elas.

Ainda, recomenda-se a não permanência de pessoas que pertençam aos grupos de risco nas cerimônias fúnebres: idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos. Além disso, a presença de pessoas com sintomas respiratórios também deve ser evitada como, por exemplo, febre e tosse.

Todo o óbito confirmado para Covid-19 deve ser informado aos coveiros com antecedência mínima de cinco horas do horário de sepultamento. Ressalta-se que, durante todo o procedimento, é o obrigatório o uso de máscaras.

“Nossos coveiros passaram por treinamento rigoroso quanto ao manejo de corpos, durante a pandemia do novo coronavírus, promovido pela Vigilância em Saúde do Município. Os profissionais foram capacitados e seguirão a risca as determinações do Ministério da Saúde. Por isso, é importante que a população colabore com esse processo que é atípico, porém, necessário para que evitemos a propagação da doença”, destaca o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

INSTRUÇÕES AOS FAMILIARES E AMIGOS

­Conforme o manual Manejo de Corpos no Contexto do Novo Coronavírus, do Ministério da Saúde, os velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos da Covid-19 não são recomendados. No entanto, para os demais casos recomenda-se:

– Disponibilizar água, sabão, papel toalha e álcool em gel a 70% para higienização das mãos durante todo o velório;

– Disponibilizar a urna em local aberto ou ventilado;

– Evitar, especialmente, a presença de pessoas que pertençam ao grupo de risco para agravamento da Covid-19: idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos;

– Não permitir a presença de pessoas com sintomas respiratórios, observando a legislação referente à quarentena e internação compulsória no âmbito da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) pela Covid-19;

– Não permitir a disponibilização de alimentos. Para bebidas, devem-se observar as medidas de não compartilhamento de copos;

­- A cerimônia de sepultamento não deve contar com aglomerado de pessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, dois metros entre elas, bem como outras medidas de isolamento social e de etiqueta respiratória;

– Recomenda-se que o enterro ocorra com no máximo dez pessoas, não pelo risco biológico do corpo, mas sim pela contraindicação de aglomerações.

­- Os falecidos devido à Covid-19 podem ser enterrados ou cremados.