Dia do Gari: trabalho fundamental para deixar Linhares limpa e bem cuidada

Faça chuva ou sol, cerca de 400 garis estão diariamente em diferentes regiões para deixar a cidade limpa e garantir o bem-estar dos moradores. Diante do papel essencial que exercem, eles também têm uma data em homenagem a eles, comemorada neste sábado (16).

Em Linhares, os garis seguem um cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos para realizar os serviços complementares de varrição, capina e limpezas de bueiros. Muitas vezes, eles já estão em ação antes mesmo de o sol nascer.

No Dia do Gari, o profissional da limpeza Manoel José do Sacramento, que exerce a profissão há 12 anos, trabalha com prazer, mas pede a colaboração das pessoas. “Pedimos a compreensão de todos para não jogar lixo fora do horário permitido porque, quando vem a chuva, acontecem os alagamentos e o entupimento das galerias”, disse.

“São os profissionais da limpeza que mantêm a cidade num clima agradável. Eles são os nossos guardiões da limpeza. São eles que fazem da nossa linda cidade uma extensão da nossa casa”, disse o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a profissão de gari é uma das mais importantes da cidade, pois o profissional atua diretamente na melhoria da qualidade de vida dos moradores. “São estes profissionais que se dedicam diariamente para manter nossas ruas, avenidas e praças sempre limpas. Nosso respeito não só neste dia, mas todos os dias pelo brilhante trabalho que prestam”, destacou o prefeito.