Prefeitura de Linhares inicia entrega de apostilas para período de aulas em casa

Material impresso será distribuído a partir desta quinta-feira (7) em todas as escolas de ensino fundamental, para que estudantes se mantenham motivados a estudar durante o isolamento social

A comerciária Marcela Augusto Veríssimo, mãe do  Lucas Augusto, de 8 anos, aprovou o conteúdo desenvolvido para os alunos da rede municipal de ensino fundamental. Fotos: Felipe Tozatto.

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Educação, iniciou nesta quinta-feira (7) a distribuição de kit com material impresso contendo apostilado de acordo com o nível de ensino – do 1º. ao 9º. ano, para que os mais de 17 mil alunos matriculados nas escolas municipais de ensino fundamental possam realizar atividades não presenciais durante a suspensão das aulas nas escolas para prevenir o contágio pelo novo coronavírus.

As apostilas serão disponibilizados em todas as escolas de ensino fundamental e os pais ou responsáveis deverão retirá-las por meio de um escalonamento, a ser organizado pelas Diretorias de Ensino de cada unidade para que não haja aglomerações, com dispositivos de álcool em gel para a higienização das mãos.

O material contempla os eixos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Educação Física e Artes.

O conteúdo do apostilado foi desenvolvido de acordo com o nível de ensino do estudante. Para os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, as propostas de atividades estão contidas nos livros Projetos Integradores – Aprender e Relacionar (AR), que serão entregues com um roteiro de estudo.

Já para os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, as atividades contemplam os eixos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Educação Física e Arte.  Os conteúdos das apostilas são ilustrados e acompanhados de conteúdos relativos a cada disciplina.

“O momento exigiu um trabalho grande das equipes da Secretaria Municipal de Educação que atuaram para montar esse material que auxiliará as famílias e nossos estudantes a passar por esse período afastados das escolas, mas não afastados do conhecimento”, afirma a secretária municipal de Educação Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.

A secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, destacou que o objetivo das apostilas é ajudar famílias e alunos neste momento de pandemia.

De acordo com a secretária, o planejamento e a construção da apostila levaram em consideração a realidade de toda a comunidade escolar. “O objetivo é ajudar famílias e alunos durante este período, para que sigam aprendendo mesmo em casa e se mantenham motivados a estudar”, destaca a Secretária.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destaca que as apostilas são de fácil entendimento para os pais e os alunos. “A Prefeitura está fazendo um grande esforço para garantir que os estudantes recebam conteúdos e atividades de rotina neste período de aulas não presenciais, que nos faz zelar pelo relacionamento já existente entre a escola, o professor, o aluno e seus pais ou responsáveis”, pontua o prefeito.

O material é entregue aos pais ou responsáveis em horários escalonados para evitar aglomerações e com todas as medidas de segurança necessárias.

Para a coordenadora de ensuino fundamental da Prefeitura de Linhares, Lazarela Guasti, o desafio é uma oportunidade para alunos e professores desenvolverem novas habilidades. “Sabemos que este período contribuirá para o desenvolvimento da comunidade escolar, a apropriação de conceitos, terminologias e dinâmicas que fazem parte de conteúdos escolares necessários ao século 21. No retorno às atividades presenciais, diante dos desafios que possam se apresentar no processo, as escolas organizarão momentos para aprofundar os estudos mediados, desenvolvendo as aprendizagens essenciais previstas pela Base Nacional Comum Curricular”, destacou.

Mãe aprova conteúdo

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz de Camões, no bairro Conceição, já foram entregues cerca de  50% do material didáticos aos alunos matrioculados na unidade de ensino. E quem compareceu logo cedo na escola para retirar a apostila foi a comerciária Marcela Augusto Veríssimo, mãe do  Lucas Augusto, de 8 anos.

“É uma iniciativa muito importante da Prefeitura porque demonstra a preocupação do Município em levar educação e aprendizado para dentro das casas dos alunos nesse momento tão difícil. Este é um material que vem para nos ajudar a motivar as crianças a continuarem com os estudos. Estou muito feliz, pois meu filho conta agora com um material novo com várias atividades que será de extrema importância para aprimorar o seu conhecimento”, disse. 

A diretora da EMEF Luiz de Camões, Isabel Cristina Cosseti, pontua que o material possui todas as orientações explicando como o pai ou responsável deve trabalhar os conteúdos com o aluno.

“Este é um material interdisciplinar que aborda várias disciplinas de acordo com a série que o aluno estuda. Nele, contém todas as orientações explicando a melhor forma de como o pai ou responsável deve trabalhar as atividades de forma dinâmica no ambito familiar. Nosso objetivo é manter o aluno com vínculo nos estudos neste momento de isolamento social”, destacou a diretora.

Educação Infantil

As atividades da Educação Infantil – para as crianças de 1 a 5 anos, estão sendo enviadas para as famílias das crianças por meio da ferramenta WhatsApp. Já para os alunos público alvo da Educação Especial, os profissionais do atendimento educacional especializado darão suporte aos estudos individualizados levando em conta a situação de cada estudante.

Aulas suspensas

A Prefeitura de Linhares mantém até o dia 30 de maio a suspensão das aulas em toda a rede municipal de ensino, tanto nos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) quanto nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).