Bagueira: obras de pavimentação são concluídas e serviços de infraestrutura avançam na comunidade

As obras de infraestrutura na comunidade de Bagueira, interior de Linhares, já estão 22% concluídas. A pavimentação dos 9km de extensão da estrada que liga a sede do município à localidade, via Rodovia ES-248 está sendo finalizada. No momento, as equipes executam a construção de meio-fios ao longo da via. Posteriormente, serão implantadas ciclovias, sistema de iluminação pública e sinalização viária.

Além das obras de pavimentação asfáltica na principal estrada de acesso, a comunidade também recebe serviços de drenagem pluvial e esgotamento sanitário. E quem mora na região já comemora os avanços na infraestrutura da localidade.

“O asfalto ficou muito bom, muito bem feito. A rede de drenagem e esgoto, que estão fazendo aqui dentro, também vai melhorar bastante a nossa vida, pois tínhamos muitos problemas com as fossas que transbordavam. Achávamos que essas obras nunca sairiam, mas agora é só finalizar. Estamos satisfeitos demais”, diz o comerciante e morador da comunidade há 29 anos, José Amaro da Silva.

De acordo com o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, as obras vão impactar a vida de mais de 300 famílias da região, e visam promover o desenvolvimento regional, bem como estimular e fomentar o turismo na região – que possui um amplo complexo lacustre.

“As obras que anunciamos, e que estão sendo executadas no interior do município, visam promover o desenvolvimento das zonas rurais, além de facilitar o escoamento da produção agrícola, melhorar as condições das famílias e do transporte escolar, assim como estimular e fomentar o turismo. Somente na Bagueira e região, mais de 300 famílias serão beneficiadas”, frisa o prefeito Guerino.

Investimentos no interior

O trabalho tem sido executado na comunidade de Bagueira, desde maio do ano passado, por meio de uma megaoperação montada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos junto à construtora contratada para a obra, e contempla a pavimentação asfáltica de aproximadamente nove quilômetros de estrada, que liga Linhares, via Rodovia ES-248, até a vila.

O projeto de infraestrutura ainda inclui a construção de ciclovias dos dois lados, iluminação pública, sinalização e segurança viária, impactando na vida de mais de 300 famílias da região, além de serviços de drenagem pluvial e esgotamento sanitário na comunidade. As obras demandam investimentos de quase R$ 12 milhões, e o prazo de conclusão é de 270 dias.