quarta-feira, 14 de maio de 2025
Notícias

Coronavírus: “Seresta da Acolhida” leva música e interação a moradores em situação de rua da Casa de Acolhida

Com um repertório que vai do gospel ao popular, o projeto “Seresta da Acolhida” levou música e interação aos moradores em situação de rua que são acolhidos na Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis.

Criado por músicos da Prefeitura de Linhares, que atuam na Secretaria Municipal de Assistência Social, o projeto tem o objetivo de levar paz, alegria e entretenimento, entre os acolhidos, durante o período de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus. Atualmente, a instituição acolhe 27 pessoas.

O projeto é realizado todas as quartas-feiras, sempre a partir das 15 horas. Todos os músicos e acolhidos adotam as medidas de prevenção contra a doença, como o uso de máscaras e a higienização das mãos e dos instrumentos.

De acordo com o Maestro Adimar Salvador Zardo, coordenador de Educação Musical dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) de Linhares, o projeto “Seresta da Acolhida” é mais uma iniciativa que visa amenizar os efeitos do isolamento causado pela pandemia.

“O projeto é mais uma das nossas iniciativas que tem o objetivo de levar paz, alegria e entretenimento durante o isolamento social. Estou muito feliz com o resultado e isso nos incentiva a desenvolver novos projetos que visma amenizar os efeitos da pandemia”, destacou o Maestro, que também está a frente do projeto “CantaroLAR” desenvolvido com os idosos assistidos pelos sete CRAS do município. 

“Nossos músicos estão de parabéns. Eles estão fazendo um trabalho importantíssimo, onde através da música levam uma mensagem de conforto e buscam alegrar a todos nesse momento delicado”, pontuou a secretária de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim.

A Casa de Acolhida

A Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis é mantida pela Prefeitura de Linhares e pela comunidade que faz doações à entidade. A Casa fica localizada na rodovia que liga Linhares a Rio Bananal, logo após a ponte sobre o Rio Pequeno. O telefone é o (27) 3371 1466.

Nesse período de pandemia os acolhidos recebem roupas limpas, álcool em gel e sabão para higienização das mãos. Para os que apresentam sintomas de gripe são entregues máscaras. Todos os cuidados básicos são tomados para prevenir o risco de contágio.

O local também oferece quatro refeições diárias para os acolhidos: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.