Prefeitura instala 10 pias para higienização das mãos na feira livre do Parque de Exposição

A partir desta sexta-feira (1/4) a feira livre será realizada das 5 às 14 horas, atendendo a uma solicitação dos feirantes

As estações de higienização foram instaladas para atender os feirantes e consumidores da feira livre de Linhares que funciona no Parque de Exposições, das 5 às 14 horas. Fotos: Felipe Tozatto.

Para ajudar a combater o avanço da pandemia do coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Linhares instalou 10 pias portáteis na feira livre do Município para higienização das mãos dos feirantes e consumidores. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a higienização da mãos com água e sabão é umas das principais medidas de de higiene pessoal para evitar o contágio e a disseminação do vírus.

As estações de higienização, que també terão sabão a disposição dos usuários, estão localizadas junto aos banheiros do Parque de Exposição, no bairro Novo Horizonte, o novo local onde a feira acontece às sextas-feiras e sábados. A partir deste fim de semana, a feira será realizada em novo horário, das 5 às 14 horas.

Para o secretário de Agricultura da Prefeitura de Linhares, Franco Fioroti, a instalação das pias e a disponibilização dos itens de higiene são medidas de extrema importância e de alto impacto na saúde pública, e uma forma de ampliar os hábitos de saúde entre os feirantes e os consumidores.

As estações de higienização possuem água potável e sabonete líquido, além de papel toalha.

“Buscamos uma solução simples que pudesse ser útil na conscientização e na prevenção ao coronavírus. É mais uma medida complementar às demais ações executadas pelo Município para impedir o avanço da doença no Município”, pontua o secretário.

Desde o início dos primeiros casos de Covid-19, Linhares elaborou um plano de contingência para evitar a circulação do vírus no Município. “A água é uma importante aliada no combate ao coronavírus e ter água potável e sabão disponíveis para higienizar as mãos é uma medida de prevenção. Entendemos que dessa forma estamos exercendo a nossa responsabilidade social e somando às ações adotadas pela Prefeitura de Linhares,” destaca o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Medidas de prevenção

No local, feirantes e consumidores devem utilizar máscaras de proteção facial, seja industrializada ou de fabricação caseira, assim como será obrigatório manter distância mínima de 2 metros entre as barracas e, também entre os clientes, atendendo uma pessoa por vez, evitando filas. A Guarda Civil Municipal fará o controle da entrada dos clientes.

Fica proibida a participação de feirantes com idade acima de 60 anos, grávidas, que apresentam quadro sintomático, além de hipertensos, diabéticos, asmáticos, dentre outros que fazem parte do grupo de risco. Eles podem indicar outras pessoas para exercerem a atividade na barraca.

Os feirantes devem disponibilizar aos consumidores álcool em gel 70% e não será permitida a degustação de produtos como frutas, hortaliças ou outros alimentos prontos para consumo. A oferta de mesas e cadeiras para o público também está proibida.

Cuidados com transporte de produtos

Os veículos de transporte utilizados para a feira, bem como locais de acondicionamento de produtos, equipamentos, utensílios e materiais, deverão ser higienizados com álcool na concentração 70% ou solução de água sanitária (hipoclorito de sódio) preparada da seguinte forma: 10 litros de água e um copo pequeno de água sanitária (em torno de 200 ml).

Durante o trajeto as janelas do veículo deverão estar abertas para circulação de ar. O acesso dos trabalhadores deve ser feito apenas pela parte de trás da barraca, evitando a circulação pelas laterais e frente.

As balanças, bancadas, máquinas de cartão, utensílios e demais objetos utilizados para comercialização devem ser higienizados antes da comercialização e, sempre que possível, durante o funcionamento da feira, para desinfecção, usar álcool 70% e papel descartável ou sanitizante.