Prefeitura de Linhares distribui cartilhas com medidas de prevenção ao coronavírus durante colheita do café

A Prefeitura de Linhares iniciou nesta quarta-feira (15) a distribuição da “Cartilha da Colheita do Café” aos cafeicultores de Linhares com orientações para prevenção do novo Coronavírus. A colheita já começou e, neste período, o município recebe trabalhadores vindos de outras cidades e estados, por isso a necessidade de adotar medidas que garantam a questão sanitária e viabilizem a colheita do grão, que é parte integrante da cadeia alimentar brasileira.

A primeira orientação é a não contratação de trabalhadores do grupo de risco, como portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, asma e pessoas acima de 60 anos. Assim que o trabalhador chegar à propriedade, o empregador deverá preencher um Formulário de Monitoramento de Migração, que está disponível em qualquer Unidade de Saúde das regiões do interior, para registro dos dados das pessoas que servirá de referência para as equipes de saúde, caso precisem de atendimento na rede municipal.

Dentre os cuidados previstos na cartilha, está o monitoramento e o registro diário da temperatura corporal dos colaboradores, antes de iniciarem os trabalhos, na Ficha de Acompanhamento de Temperatura, também disponível nas Unidades.

Caso a temperatura esteja acima de 37,5, o trabalhador deve ser encaminhado durante o dia, de segunda a sexta-feira, à Unidade de Saúde mais próxima, e à noite e nos finais de semana, as unidades de saúde que funcionam 24 horas, são elas: UBS Bebedouro, UBS CAIC e UBS Planalto. A Unidade Sentinela, que fica no bairro Shell, também funciona 24 horas.


No Sítio Peruchi’s, em Baixo Quartel, os proprietários já receberam as fichas e estão colocando em prática as orientações da cartilha.

A diretora de Estratégia de Saúde da Família, Gabriella G. Campo Dallorto, informou que as equipes das Unidades de cada território já estão visitando os proprietários das fazendas e/ou plantações e orientando sobre os cuidados de higiene para evitar o contágio, aglomerações (principalmente em alojamentos) e a importância do monitoramento da temperatura corporal diária. “Se durante as visitas o proprietário não for localizado pelas equipes, ele deve procurar a Unidade de Saúde referência da região para receber a ficha e o formulário, assim como as orientações”, disse a diretora.

“O período da safra é um momento importante para o segmento cafeeiro, visto que o produtor se prepara durante todo o ano para neste período colher o fruto que dá origem a uma das bebidas mais consumidas no mundo. O café representa hoje a principal fonte de renda da agricultura e, a safra acontecendo de forma segura, além de proteger a saúde dos trabalhadores e também das famílias rurais quanto ao coronavírus, auxiliará no fortalecimento da economia do município”, disse o secretário de Agricultura, Franco Fiorot.

A cartilha foi organizada pelas secretarias de Agricultura e de Saúde, além do Sindicato Rural de Linhares, do Sindicato dos Trabalhadores e da Agricultura Familiar, Associações de Produtores das Comunidades Rurais, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Agricultura Forte.

Outras orientações:

No campo

A orientação é manter distância mínima de 1,5 metro entre os trabalhadores durante a colheita, não compartilhando ferramentas e equipamentos. Uma opção indicada é a utilização, sempre que possível, da colheita semimecanizada, devendo ser higienizados todos os equipamentos e ferramentas nas trocas de operadores. Quanto aos banheiros, eles devem ser instalados em ambiente ventilado, higienizado diariamente e com disponibilidade de água e sabão líquido para lavar as mãos.

Alojamento

No alojamento, a orientação é sempre manter olocal arejado e higienizado, assim como o distanciamento de 1,5 metro de um dormitório para o outro, além da disponibilidade de utensílios, devendo sempre evitar o compartilhamento dos mesmos.

Transporte

Os veículos de transporte e trabalho próprios devem transportar 50% da capacidade total, com ocupação de uma pessoa por cadeira (ônibus, caminhões) e devem ser higienizados diariamente com água sanitária, lembrando sempre de circular com janelas abertas.

Acesse abaixo a cartilha, o formulário e a ficha: