Linhares acompanha novo Decreto do Governo do Estado e mantém comércio fechado até o próximo dia 19

A Prefeitura de Linhares, seguindo as recomendações do Decreto baixado no último (11), pelo Governo do Estado, manterá o comércio fechado até o próximo dia 19 de abril. O Decreto anterior previa o fechamento do comércio até esse domingo, dia 12.

A medida, anunciada pelo Governo do Estado, na tarde desse sábado (11), visa conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), visto que o isolamento social é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para inibir a disseminação do vírus.

Com isso, permanecem em funcionamento os estabelecimentos considerados essenciais como farmácias, supermercados, padarias, açougues e peixarias, petshops, comércio atacadista, distribuidoras de gás e água, postos de combustíveis e lojas de conveniência, restaurantes (das 10 às 16h) e serviços de delivery.

Lojas de materiais de construção, oficinas mecânicas e de bicicletas, lojas de peças automotivas, vendas de veículos automotores, borracharias, e serviços de beleza e estética podem abrir com horário reduzido, das 10 às 16 horas.

Todos os estabelecimentos devem funcionar seguindo as recomendações sanitárias da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares.

Para o prefeito Guerino Zanon, todas as decisões já efetivadas, objetivam o cuidado e a proteção da saúde e da vida das pessoas, especialmente com aqueles mais carentes e os que estão inseridos no grupo de risco. Guerino reforça o pedido de cumprir o isolamento social.

“O vírus não circula. Quem circula são as pessoas. Por isso, cuidar da sua saúde, cuidar das pessoas é tão fundamental. Lidamos com uma questão global e os modelos de gestão, obrigatoriamente, devem ser reavaliados. A prioridade é a vida. Sigo consciente de que meu embate é contra o novo coronavírus e continuarei nesse enfrentamento em defesa de cada cidadão linharense”, disse o prefeito.

VEJA O QUE PODE E O QUE NÃO PODE FUNCIONAR:

PODE FUNCIONAR

Prestadores de serviços e indústrias em geral; farmácias; comércio atacadista; distribuidoras de gás de cozinha e água; supermercados; padarias; lojas de produtos alimentícios; lojas de cuidados animais e insumos agrícolas; postos de combustíveis; lojas de conveniências; borracharias; oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas; estabelecimentos de venda de materiais hospitalares; casas lotéricas; restaurantes às margens de rodovias estaduais.

FUNCIONAM DAS 10H ÀS 16H

Lojas de venda de materiais de construção; lojas de venda de peças automotivas; lojas de veículos automotores; restaurantes em áreas urbanas, e serviços de beleza e estética.

NÃO FUNCIONAM

Estabelecimentos comerciais; escolas, universidades e faculdades; centros comerciais e shoppings; agências bancárias; concessionárias prestadoras de serviço público; cinemas, teatros e museus; boates e casas de shows; espaços culturais e afins; eventos e atividades com presença de público; academias de esporte; parques públicos.