Jardim Laguna faz caminhada para alertar sobre dengue na comunidade

Além da pandemia do novo coronavírus, Linhares vive outro desafio de saúde público: a dengue. São mais de 1.927 casos confirmados da doença neste amo, uma média de 20 casos confirmados por dia. De acordo com a Prefeitura de Linhares, por meio da Vigilância Ambiental, 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, está nos quintais das residências. Neste ano, o bairro Jardim Laguna registrou 12 notificações da doença, com 9 casos confirmados.

Como forma de contribuir com as ações dos agentes de endemias do Município, nesta quinta-feira (9), a comunidade do Jardim Laguna participou de uma caminhada contra a dengue, com a distribuição de panfletos. A iniciativa, organizada pela Associação de Moradores do bairro, contou com a participação dos moradores e também da Vigilância Ambiental.

Durante a caminhada, os participantes, que respeitaram as medidas de segurança adotadas neste momento de pandemia do coronavírus –, com o uso de máscaras e sem aglomeração – abordaram os moradores, alertando-os sobre os riscos do mosquito Aedes aegypti e dos principais criadouros do inseto.

Para o diretor da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Linhares, Sérgio Lubiana, esse é o momento ideal para aproximar e fortalecer os vínculos da comunidade com os serviços de saúde. “Saúde significa qualidade de vida. Portanto, cuidar da saúde é mais do que buscar atendimento quando se está doente, é também trabalhar para evitar o adoecimento. Nesse momento, queremos mostrar que estamos todos unidos com esse objetivo”.

“A orientação é que as pessoas permaneçam realizando vistoria de suas casas e imóveis em geral pelo menos uma vez por semana para eliminar depósitos com água parada e, assim, romper o ciclo de vida do mosquito. Este é o momento de andarmos de mãos dadas com a Prefeitura de Linhares para eliminarmos o mosquito transmissor da dengue”, disse o presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Laguna, Marco Antônio Ferreira.