Coronavírus: Professores da rede municipal de ensino disponibilizam atividades educativas em redes sociais

Os conteúdos são disponibilizados pelos professores por meio redes sociais como Facebook e Instagram, e também no aplicativo Whatsapp dos pais dos estudantes. Foto: divulgação.

A secretaria municipal de Educação, em parceria com as gestões dos Centros de Educação infantil Municipais (Ceims) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) têm atuado diariamente na elaboração de atividades educativas para serem disponibilizadas em várias plataformas digitais como Whatsapp, Facebook e Instagram buscando alternativas para contribuir com a aprendizagem das crianças e adolescentes neste período de distanciamento social.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, há um grupo de 240 professores monitorados pela secretaria municipal de Educação (Seme) que está enviando atividade lúdicas via WhatsApp, e a ação têm surtido efeito junto aos estudantes e as suas famílias. Outrao aspecto apontado pela secretária é que os profissionais estimulam a aplicação das atividades em horários similares ao da escola.

A secretária pontua que as atividades não são obrigatórias e não substituem as aulas presencias, mas complementam o estudo de uma maneira lúdica, incentivando que os estudantes utilizem o seu tempo em casa com passatempos educativos além de manter o diálogo com entre a comunidade escolar.

“Essas atividades são preparadas com intencionalidade para desenvolver as funções cognitivas, como autocontrole, memória de trabalho e flexibilidade mental que são a base do aprendizado dos conteúdos”, explica Maria Olimpia.

Linhares foi o primeiro município do Espírito Santo a suspender as aulas presenciais como forma de combater o coronavírus, como forma de proteger estudantes e profissionais da educação, uma vez que um professor da rede municipal de ensino foi o primeiro caso confirmado da doença no Município.