Coronavírus: Prefeitura alerta para a importância de não divulgar notícias falsas

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre a importância de não divulgar notícias falsas, as chamadas fake news, nesse momento de crise por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). Notícias de supostos casos dados como positivos no município, por exemplo, circulam diariamente nas redes sociais e aplicativos de mensagem, e têm causado medo e receio na população.

Por isso, o Município ressalta sobre a importância de compartilhar o que é verdade, reforçando a orientação e a prevenção da população. “A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, está atuando de forma transparente e esclarecendo as dúvidas da população, através dos nossos canais, sobre a prevenção e combate ao novo coronavírus”, diz o secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles.

Até esta quarta-feira, dia 25, os casos confirmados no município totalizam três, e outros 95 casos suspeitos estão sendo monitorados pelas equipes de saúde. Conforme todas as orientações do Ministério da Saúde, a confirmação da doença é dada mediante exame específico, que é realizado no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES) – único credenciado pelo Ministério da Saúde em território capixaba.

“A partir do momento que tivermos casos confirmados, a população será comunicada imediatamente por meio de boletim diário, divulgado nos canais da Prefeitura (site e redes sociais), além da imprensa local. Divulgar informações inverídicas é um ato totalmente indevido, em especial neste momento delicado que o mundo vive”, frisa o secretário.

A Prefeitura de Linhares também ressalta que na ocorrência de criação e/ou disseminação de fake news, serão tomadas as medidas judiciais cabíveis e, se for o caso, o Ministério Público será acionado para apuração de eventual ilícito na esfera penal.

Canais de informação

A Prefeitura de Linhares disponibilizou um número de telefone, em que os cidadãos poderão tirar dúvidas quanto à Covid-19, através do aplicativo WhatsApp. As dúvidas e orientações serão repassadas de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas por enfermeiros da Vigilância Epidemiológica, no número (27) 98132 1090.

A população também pode acompanhar o site institucional da Prefeitura (www.linhares.es.gov.br), que é atualizado diariamente com informações pertinentes ao coronavírus, bem como as redes sociais: Facebook (www.facebook.com/prefeituradelinhares) e Instagram (@prefeituralinhares).