Vigilância Sanitária inicia visitas a indústrias de Linhares para avaliar medidas de prevenção ao coronavírus

A Weg Linhares Equipamentos Elétricos foi a primeira indústria a receber nesta quarta-feira (25) a equipe da Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Linhares. Os profissionais da saúde foram conhecer as medidas que estão sendo tomadas e orientar sobre as cuidados de prevenção ao coronavírus. O município tem visitado os segmentos que os serviços não podem parar.

O superintendente de Vigilância em Saúde, José Edgar Monti, disse que indústrias de metalmecânica e de fruticultura também foram visitadas. “Distribuímos as equipes para atendermos o mais rápido possível as empresas. A Weg está tomando as medidas em relação às prevenções e é uma das pioneiras nesse sentido. De forma geral, as grandes empresas estão dialogando entre si, tomando medidas em comum e compartilhado experiências para segurança dos colaboradores”, informou Monti.

Na Weg, a visita foi conduzida pelo gerente administrativo, Eduardo Hummes, e pela chefe de Seção de Medicamentos e Segurança do Trabalho, Mayara Aguiar.  Entre as medidas já adotadas estão: uso de luvas durante as refeições; uso do álcool em gel; espaçamento nos refeitórios, na linha de produção e na fila para registrar o ponto; higienização do ambiente com hipoclorito diluído a 1%, nos bancos de descanso, por exemplo; nos monitores dos refeitórios informações de prevenção se repetem duas vezes a cada dez minutos; nos monitores do setor de produção os funcionários também recebem orientações; álcool em gel para higienizar as ferramentas compartilhadas; medição de temperatura dos visitantes antes de entram na empresa; aumento da frota de veículos para o transporte dos funcionários que são orientados a se sentarem sozinhos nas poltronas.

A diretora de Vigilância Sanitária, Keilane Belique Spagnol, pontuou que os profissionais do município que trabalham na indústria e que se sentirem lesados por questões que não estão em conformidade com as medidas de prevenção é só entrar em contato com a Vigilância Sanitária.

“O colaborador pode registrar o caso pelo aplicativo WhatsApp, no número (27) 98132 1090, disponibilizado pela Prefeitura de Linhares, que entraremos em contato com as empresas para que as medidas estabelecidas pelos órgãos de saúde sejam tomadas imediatamente”, frisou a diretora. A visita também contou com a presença da agente de Vigilância Sanitária, Marieli Gama Tonon.