Linhares cria esquema especial de vacinação com ‘drive-thru’ e visita aos idosos acamados da campanha contra a gripe

Pessoas aguardam em filas com demarcações no chão para evitar aproximação. Vacina não protege contra o coronavírus, mas irá ajudar profissionais de saúde no diagnóstico da doença

No primeiro dia de vacinação contra a gripe Influenza e H1N1, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, criou um esquema especial para imunizar a população com medidas para evitar a aglomeração de pessoas e impedir a proliferação do coronavírus.

A primeira etapa de vacinação é exclusiva para idosos, com mais de 60 anos, profissionais da área da saúde e professores. No primeiro dia de vacinação em Linhares mais de 6 mil idosos foram imunizados. A estimativa é imunizar 15 mil idosos e 48 mil pessoas de todos os grupos contemplados com a campanha.

A vacinação foi antecipada de 22 de maio para 23 de março devido ao avanço dos casos de coronavírus. A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas vai auxiliar profissionais na triagem de pacientes e acelerar o eventual diagnóstico do novo coronavírus. Em linhares, a vacinação passou a ser nas escolas da rede municipal para evitar aglomerações. Somente no interior do Município, é que os idosos são imunizados nas unidades de saúde, onde o fluxo é menor.

Vários locais de vacinação foram feitos marcações no chão com um quadrado para criar espaço na fila e posicionar a espera das pessoas à distância que vão se imunizar. Além disso, há unidades onde há um esquema de vacinação ‘drive-thru’ para o idoso que for de carro ser vacinado sem descer do veículo e ter contato com outras pessoas.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, equipes da Saúde irão visitar os idosos que estão acamados e não conseguem se movimentar. “Nós temos o controle disso pelas unidades de saúde nossas da cidade e, eventualmente, se o idoso estiver acamado a família pode acionar a UBS mais próxima e nós vamos até a casa da pessoa”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que, em unidades de ensino maiores,  onde há demarcação de vagas de estacionamento, os profissionais se deslocam até os veículos para evitar que os idosos fiquem entrando e saindo da unidade.

Cerca de 100 profissionais trabalham na campanha de vacinação. A primeira fase da campanha segue até o dia 15 de abril.