Coronavírus: Prefeitura pede a colaboração dos moradores no descarte correto de lixo doméstico, entulhos e outros resíduos

A orientação é que os moradores utilizem os contêineres e respeitem os horários de recolhimento do lixo doméstico e também de entulhos. Fotos: Felipe Reis.

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos, informa à população que os serviços de limpeza da cidade estão mantidos e garantidos durante a quarentena de combate e prevenção contra o Coronavírus. No entanto, pede que todos ajudem a manter a cidade limpa atendendo ao cronograma de coleta domiciliar e de entulhos.

O lixo doméstico deve ser descartado somente no dia e horário determinados para a passagem do caminhão em cada bairro e não podem ser colocados em cima das calçadas (passeio público) sem estarem acondiconados de forma correta em sacolas plásticas. A mesma orientação é para o descarte dos entulhos que não podem ser colocados nas calçadas e nem nas ciclovias.

Outro cuidado é com a limpeza de lotes e quintais. Os resíduos retirados durante esta limpeza também devem ser acondicionados de forma correta, preferencialmente em sacolas plásticas, como forma de contribuir com o trabalho dos coletores, e, principalmente contribuir com a limpeza da cidade.

Os resíduos de construção civil são de responsabilidade do proprietário da obra. Portanto, devem ser acomodados em contêineres específicos contratados pelo responsável ou empresa contratada para a execução da construção particular.

A Semob orienta ainda aos moradores que coloquem o lixo domiciliar nas lixeiras ou utilizem os contêineres disponíveis em vários bairros do município, para que os caminhões possam fazer a coleta sem deixar cair resíduo no chão. Além disto, há os ecopontos instalados nas unidades de saúde do Município onde podem ser descartados os materiais recicláveis.

“Alguns ajustes foram necessários para minimizar o impacto para a população. Redução da carga horária, revezamento de trabalhadores, escalas, atestados para colaboradores com sintomas da gripe, afastamento dos servidores com mais de 60 anos, dentre outras medidas foram tomadas para que os serviços não sejam paralisados. Mas lembramos que são primordiais o apoio e a colaboração de todos em um momento tão difícil pelo qual estamos passando”, diz o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi.

“Ao não jogarem lixo no chão e zelarem pela limpeza das calçadas em frente suas residências, os munícipes contribuem para que não ocorra a sujeira e a proliferação de doenças”, reforça o secretário.

*Veja algumas orientações para a população ajudar a administração pública a manter a cidade limpa:*

• Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.

• Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.

• Coloque os sacos de lixo em frente de sua residência apenas nos dias de coleta.

• O material proveniente de sobras de construção, entulho de obras ou demolições, ou mesmo uma pequena reforma, é de responsabilidade do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, contrate uma empresa credenciada para fazer o recolhimento, o transporte e a destinação correta e, assim, evitar o acúmulo de resíduos em via pública.

• Material proveniente de folhas, galhos e podas de árvores dos jardins e quintais particulares são passíveis de recolhimento pelo serviço público de coleta de entulhos, mas o morador deve respeitar o cronograma e colocá-lo para fora somente um dia antes do caminhão passar.