Coronavírus: 18 indústrias moveleiras atendem recomendação da Prefeitura e concedem férias coletivas

As indústrias moveleiras de Linhares que apresentam maior número de colaboradores concederam ou concederão até o dia 31 de março férias coletivas. Ao todo, 18 empreendimentos, que somam aproximadamente dois mil funcionários, atenderam recomendações da Prefeitura de Linhares contribuindo com as ações de combate ao avanço do coronavírus no município.

Prefeito em reunião com representantes de vários segmentos, inclusive do mobiliário, com a presença do diretor-presidente Sindimol, Ademilse Guidini

O diretor-presidente do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do Espírito Santo (Sindimol), Ademilse Guidini, informou que somente o atendimento ao público das empresas funcionará em caráter emergencial, porém com um número bem reduzido de colaboradores.

“Precisamos ter muito cuidado com a saúde dos colaboradores e com a saúde financeira das empresas que têm nos preocupado também, visto que os custos fixos continuam ao mesmo tempo em que encerra o faturamento. Vivemos um momento delicado em que grande parte das lojas do Brasil está fechada, então este é o momento das fábricas pararem também. Estamos fazendo de tudo para evitar demissões”, disse o presidente do Sindimol.

O presidente informou, ainda, que os demais empreendimentos, como são empresas de pequeno porte, como a de produção de móveis sob encomenda, por possuírem um número reduzido de funcionários continuam em funcionamento e tomando os cuidados necessários para prevenção do coronavírus.

Desde a semana passada o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, vem se reunido com representantes de diversos segmentos da sociedade para que sejam adotados medidas de enfrentamento ao coronavírus, evitando principalmente a aglomeração de pessoas. “A pandemia levou-nos a traçar, por meio do diálogo com os diversos segmentos da cidade, medidas de segurança contra a disseminação do vírus. O isolamento social continua sendo a medida mais importante neste momento e contamos com colaboração de todos”, disse o prefeito.

Outras medidas

Supermercados

Alguns supermercados de Linhares passaram a oferecer gratuitamente os serviços de delivery aos consumidores com idade a partir dos 60 anos. O consumidor que não puder fazer suas compras presencialmente nos estabelecimentos, por estar inserido no grupo de risco, pode fazê-las através do site das empresas, telefone e aplicativo como o WhatsApp.

Com receio de ficarem desabastecidas, muitas pessoas foram às compras. Para evitar grandes filas, os supermercados limitaram o acesso de pessoas nos estabelecimentos, permitindo a entrada de clientes a partir dos 10 anos de idade até os 60 anos. Limitaram também o número de clientes realizando compras simultaneamente. A orientação é que os clientes mantenham afastamento físico de no mínimo 1,5 metro, inclusive na fila do caixa.

Comércio, bares e restaurantes

Os estabelecimentos ficarão fechados por 15 dias e quem descumprir determinação poderá ter a licença de funcionamento suspensa por tempo indeterminado, ou até cassada.

Academias

Estabelecimentos que prestam serviços de atividades físicas como academias, estúdios de ginástica, danças, esportes, artes marciais, treinamentos funcionais ficarão fechados por 15 dias.

Festas e eventos

A realização de festas, eventos e atividades com a presença de público, ainda que previamente autorizadas, que envolvem aglomeração de pessoas, em locais como casas de festas e eventos, cerimoniais e afins, estão proibidas por 15 dias.

Feiras livres

As feiras livres que acontecem nos bairros Novo Horizonte, Interlagos e Araçá foram suspensas por tempo indeterminado. 

Hotelzinho

As atividades nas creches e hoteizinhos também foram suspensas por 15 dias.