Prefeitura de Linhares anuncia Unidade Sentinela 24 horas na UPA do bairro Shell

A Upa 24 horas será uma unidade sentinela 24 horas para centralizar os atendimentos aos pacientes com sintomas e suspeitas de coronavírus. Fotos: Felipe Tozatto.

Os atendimentos começam na próxima segunda-feira, dia 23, e vão concentrar apenas os pacientes com sintomas e suspeitas do coronavírus; Linhares possui outras três UBS 24 horas: Caic, Planalto e Bebedouro

A Prefeitura de Linhares anunciou, no início da tarde deste sábado (21), durante  mais uma reunião do Comitê de Enfrentamento da doença, que a Unidade de Pronto-atendimento do bairro Shell, a UPA 24 horas, será transformada emergencialmente em Unidade Sentinela, um Centro de Atendimento 24 horas que vai concentrar os atendimentos a pessoas que estejam com sintomas e suspeitas de infecção pelo coronavírus.

O novo espaço começa a funcionar já na próxima segunda-feira, dia 23, com um protocolo específico para proporcionar maior agilidade ao atendimento e segurança aos profissionais de saúde em contato com os pacientes.  No local terão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

“Estamos orientando a população que a partir da próxima segunda-feira, dia 23, estaremos transformando a UPA 24 horas em um centro de atendimento 24 horas de combate ao coronavírus. Lá teremos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, todos devidamente protegidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para fazer atendimentos, acolhimento e referenciamento de todos”, disse o prefeito.

Apesar da criação do Centro de Atendimento 24 horas, na UPA do bairro Shell, não é todo mundo que deve seguir para o local em busca de atendimento. “Pessoas que estejam com febre, coriza e alguma dificuldade respiratória, esses são os três sintomas elencados e orientados pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado para que, neste momento, possam ser referenciados neste centro de atendimento. Com essa medida vamos fortalecer a nossa rede de atendimento e garantir proteção à população”, pontuou o prefeito.

Os espaços são reestruturados e readequados para a situação emergencial já que os atendimentos começam na próxima segunda-feira, dia 23.

Além da UPA 24 horas que começa funcionar na próxima segunda-feira, dia 23, a Prefeitura também já possui três unidades referência 24 horas que começou a funcionar nessa sexta-feira, dia 20. Elas funcionam no bairro Interlagos, próximo ao Caic, no bairro Planalto, e no distrito de Bebedouro, no interior do Município. Nestas unidades também há equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“Hoje nós fizemos uma nova mudança. Além das três unidades referência 24 horas, e todas as demais unidades básicas de saúde do Município que estão preparadas para receber os pacientes, por determinação do prefeito Guerino nós vamos transformar a UPA do bairro numa Unidade Sentinela para o coronavírus. Assim, fortalecemos a rede e garantimos mais proteção aos cidadãos e aos nossos profissionais de saúde”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles.