Prefeito reúne empresários e representantes de segmentos produtivos para acelerar medidas de prevenção ao coronavírus

O prefeito Guerino e o vice-prefeito Paulo Joaquim do Nascimento estiveram reunidos com representantes da indústria e do comércio. As fotos são de Felipe Reis.

Depois de suspender as aulas em toda rede pública municipal e na faculdade pública, a Faceli, o prefeito de Linhares Guerino Zanon e o vice-prefeito Paulo Joaquim do Nascimento, se reuniram entre a tarde de segunda-feira (16) e a manhã de hoje (17) com empresários e representantes de segmentos que compõem as diversas cadeias produtivas do Município.

O objetivo do encontro foi ampliar as ações de combate a circulação do vírus na cidade, que já conta com 18 casos suspeitos da doença, entre eles uma confirmação. Diante dos empresários e representantes de diversos segmentos produtivos, o prefeito Guerino reiterou que o principal foco, no momento, é reduzir as chances de contágio do coronavírus.

“É preciso conscientizar as pessoas de que só se evita o coronavírus impedindo a transmissão local. Por isso é necessário evitar aglomerações. Não há motivo para pânico, mas todos nós precisamos fazer a nossa parte. O assunto é sério e requer cuidados excessivos para evitar a disseminação da doença”, afirmou o prefeito.

Na reunião com os setores, Guerino reforçou aos empresários orientações sobre a higienização dos espaços de circulação de pessoas, além do cuidado em identificar pacientes com sintomas de tosse, febre, dificuldade respiratória e indisposição, que indicam a contaminação do coronavírus.

“Ao cumprir as regras de higienização e evitar a aglomeração das pessoas, são os passos fundamentais para se evitar o contágio do coronavírus. O consenso da sociedade médica mundial é combater a transmissão local. Nós precisamos batalhar, todos os dias, para conscientizar as pessoas sobre esse risco”, apontou Guerino.

O presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Linhares (Sindimol), Ademilse Guidini, avaliou que uma das coisas mais importantes é o acesso às informações para evitar o pânico que pode afetar drasticamente as empresas. Ele elogiou a iniciativa da Prefeitura em reunir os setores produtivos para que todos estejam unidos e numa única direção no combate ao vírus, justamente em torno da orientação e da informação oficial.

O objetivo do encontro foi o de ampliar as medidas de prevenção ao coronavírus.

“Pânico é o medo associado à desinformação. Estamos confiantes que, com a orientação, informação e apoio adequados, juntos, os empreendedores e colaboradores das indústrias moveleira e de todos os setores produtivos, superarão mais este desafio, A Prefeitura de Linhares está de parabéns pela iniciativa e pelas ações preventivas”, pontuou.

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Linhares, Florises Zardo Salvador, afirmou que a CDL vai apoiar e orientar todas as ações desenvolvidas pelos comerciantes locais com foco em informações aos colaboradores sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus.

“Vamos reforçar a necessidade da disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população, e a importância do isolamento de funcionários que por ventura apresentem sinais de gripe e do coronavírus”, destaca.

Na avaliação do diretor do Sindicato dos Comerciários de Linhares (Sindicomerciários), Darick Daniel Fernandes, a iniciativa do prefeito Guerino em reunir os segmentos é de extrema importância para conter o avanço do coronavírus no município.

“Foi uma reunião de suma importância porque pudemos passar para o prefeito Guerino qual é a visão do sindicato quanto à propagação da doença e, assim, contribuir de forma mais ativa com as medidas já adotadas pelo Município. Foi bacana receber esse convite do prefeito. Ficamos muito gratos de saber que podemos contribuir, de saber que ele está preocupado principalmente com a classe trabalhadora”, frisou Fernandes.