Prefeito dialoga com entidades religiosas sobre adoção de mudanças em missas e cultos em função do coronavírus

Na tarde desta segunda-feira (16), o prefeito Guerino Zanon esteve reunido com pastores de várias congregações e conversou, por telefone, com o Bispo Dom WladimiR Lopes Dias

Pastores de várias congregações evangélicas foram recebidos pelo prefeito Guerino Zanon na tarde desta segunda-feira, dia 16, para dialogar sobre medidas para evitar a propagação do coronavírus. No decorrer da tarde de hoje, o prefeito também conversou por telefone com Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, Bispo Diocesano, para reforçar o mesmo pedido. Ele destacou que suspendeu qualquer celebração nas igrejas católicas de amanhã (17) até domingo (22). 

Durante o encontro, os pastores concordaram sobre orientar os fiéis para que as orações passem a ser individuais e as atividades em grupo e com grandes aglomerações restritas por tempo indeterminado, como forma de evitar a disseminação do coronavírus. “O objetivo deste encontro foi o de informar aos pastores  sobre as orientações que vêm dos órgãos de saúde, de vigilância sanitária, e, se for o caso, para que estas informações sejam ampliadas aos fiéis e frequentadores dos templos religiosos”, destaca o prefeito de Linhares Guerino Zanon.

O Pastor da Igreja Evangélica Batista de Linhares (IEBL), Jabes Menezes, destacou que qualquer iniciativa deve ser executada com prudência e equilíbrio para evitar o desespero, criar uma forte conscientização social e oferecer proteção a todos os que frequentam os ambientes e programas coordenados pela Igreja.

“Os riscos, ameaças e sofrimentos desta crise global são um chamado à solidariedade e oração. Ao mesmo tempo em que tomamos todas as providências necessárias, também estamos empenhados em cuidar uns dos outros, aliviando o sofrimento e oferecendo apoio espiritual às diferentes regiões, pessoas afetadas e grupos vulneráveis. Mais do que observar e acompanhar, buscamos ser parte da solução”, pontuou.

Os pastores que participaram do encontro com o prefeito foram: Enilton de Souza Araújo, da 1ª Igreja Batista; Walcir José de Almeida, da Assembléia de Deus; Jabes Menezes, da Igreja Batista; Aederson Monteiro, da Igreja Memorial;  Leyber Martins Silva, da 1ª Igreja Presbiteriana; Josias Maciel Afonso, da Igreja Assembleia de Deus.

Diálogo com Dom Wladimir

Na tarde desta segunda-feira (16), o prefeito Guerino Zanon conversou com o Bispo da Diocese de Colatina, Dom Wladimir Lopes Dias. Como medida preventiva o Bispo suspendeu qualquer celebração nas igrejas católicas de amanhã (17) até domingo (22). 

“É fundamental sair na frente e prevenir e é isso que a prefeitura de Linhares está fazendo. Após a conversa com o prefeito Guerino,que muito sabidamente mostrou sua preocupação com os cidadãos do município, definimos que ficam suspensas  até domingo qualquer celebração nas igrejas católicas de Linhares. Como medida preventiva vamos transmitir as celebrações pela internet e pedimos que os fiéis fiquem em casa o máximo que puderem e evitem aglomerações. Parabéns ao prefeito Guerino pela atitude. É melhor parar uma semana para prevenção do que depois para a emergência”, frisou.

Recomendações da Diocese

A Diocese de Colatina reforça aos fiéis católicos em Linhares os cuidados em missas, celebrações e ações pastorais como: não dar o Abraço da Paz, não rezar o Pai-Nosso de mãos dadas, receber a Sagrada Comunhão exclusivamente na mão, não distribuir e não comungar sob as duas espécies, em salas e templos climatizados, regular o ar condicionado (modo frio) para uma temperatura que seja a mais próxima possível da temperatura ambiente, em salas e templos sem climatização, manter o espaço mais aberto e ventilado possível, e em momentos de Acolhida e encontro, evitar apertos de mão e abraços.