Prefeito Guerino recebe estudantes do Sesi que participarão do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, em SP

Antes de embarcarem para São Paulo onde participam da etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, parte da equipe de The Kings, composta por estudantes do Sesi Linhares foram recebidos pelo prefeito de Linhares, Guerino Zanon, na manhã desta quarta-feira (4). O objetivo do encontro foi apresentar ao prefeito a ideia criada por eles, que visa semáforos inteligentes e de pisos ecológicos para trazer acessibilidade às ruas da cidade.

Arthur Petronetto Loureiro, de 15 anos, Larissa Natale, de 13 anos, e Izabela Dondoni Fávero, também de 13, explicaram ao prefeito que o projeto é capaz de identificar carros, motos e pedestres, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, e ampliar o tempo de travessia por meio dos sinais de trânsito.

Esse mecanismo funciona a partir da energia gerada por movimento sobre uma superfície especial, conhecida como eco piso. Além disto, o semáforo também identifica veículos de transporte prioritário, como ambulâncias e viaturas policiais, e mantém o sinal verde por mais tempo para que o coletivo tenha preferência.

De acordo com os estudantes, o projeto surgiu depois que eles perceberam que o trânsito de Linhares tem aumentado nos últimos anos e que a travessia dos pedestres ainda não era totalmente segura. Arthur conta que os semáforos autônomos identificam a aproximação de pessoas ou objetos com 200 metros de distância e fecham em tempos variados, de acordo com a necessidade do pedestre, por exemplo.

“Desenvolvemos esse projeto porque não vai beneficiar apenas motoristas e pedestres, mas também deficientes. Fomos na associação [de deficientes] e disseram se sentir excluídos. Esse foi mais um ponto para a gente melhorar a vida de todos no trânsito. Além disto, os semáforos serão de extrema importância para a mobilidade urbana”, afirmou.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon acredita que a competição é um divisor de águas para os estudantes. “Provocá-los com problemas do mundo real – e problemas complexos – ajuda no desenvolvimento daquilo que esses jovens vão encontrar no futuro, quando eles estiverem indo para o mercado de trabalho”, afirma.

Ainda segundo o prefeito, o Município está disposto a conhecer o projeto e na viabilidade de sua implantação, uma vez que Linhares já trilha o caminho da inovação para se tornar uma cidade inteligente e sustentável. “É de extrema importância que os estudantes entendam as demandas da cidade e os desafios para o próximo ano. Eu tenho certeza que o projeto dos semáforos inteligentes poderá tornar Linhares uma cidade mais funcional, segura e acessível, respeitando a biodiversidade local”, disse Guerino.

Ao final do encontro, o prefeito agendou um encontro com os estudantes quando eles retornarem de São Paulo para iniciar a viabilidade de instalação dos equipamentos.

Torneio de Robótica FIRST LEGO League

A etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League reunirá 100 equipes de todo o Brasil, formadas por estudantes de 9 a 16 anos. A ideia é promover disciplinas, como ciências, engenharia e matemática, além da sala de aula. Este ano, os competidores terão que apresentar soluções inovadoras para melhorar, por exemplo, o aproveitamento energético nas cidades e a acessibilidade de casas e prédios.

A equipe linharense é formada pelos estudantes: Anthony André Soares,12 anos; Izabela Dondoni Fávero, 13 anos; Larissa Natale, 13 anos; Matheus Barcelos, 13 anos; Giulia Zuqui Bolsoni, 13 anos; Arthur Petronetto, 15 anos. Os técnicos são os professores Rose Mello Pinheiro e Cezar Francisco Bolonini.