Programa de castração de cães e gatos da Prefeitura já atendeu 180 animais em Linhares

Possibilitar o controle de natalidade de cães e gatos é uma das metas da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria Municipal de Saúde. Desde o mês de setembro do ano passado, quando o Programa de Controle de Natalidade de Cães e Gatos foi instituído, 180 procedimentos foram realizados. Neste primeiro momento o procedimento de castração foi disponibilizado para cães e gatos em situação de rua ou abrigados por integrantes de associações protetoras de animais.

No total são 360 procedimentos gratuitos. As outras 180 castrações serão realizadas ainda neste primeiro semestre de acordo com o pré-cadastro já realizado quando o programa foi lançado. Entre as vagas disponibilizadas estão reservadas ainda as castrações em atendimentos as intuições protetoras de animais sediadas em Linhares.  “A castração é um trabalho realizado com o intuito de controlar a população de animais. Tão importante como a castração é a promoção da guarda responsável”, disse a veterinária da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) , Marcelle de Almeida Amaral.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, ponderou: “A castração é o melhor remédio contra o abandono de animais em vias urbanas. É um propósito da gestão e uma das prioridades da Unidade de Vigilância em Zoonoses do Município. Estamos aderindo a uma nova era civilizatória na cidade de Linhares, um serviço nunca antes executado nessas situações”, explicou.

Exame

Para realização dos serviços, a Prefeitura de Linhares contrata clínica particular, a partir de processo licitatório.

Recolhimento

A Unidade de Vigilância em Zoonoses recolhe animais de acordo com a legislação vigente, como animais atropelados; animais em vias públicas doentes em estado de sofrimento (sem supervisão); animais agressivos (animais domiciliados ou soltos na rua que passam a agredir moradores ou outros animais sem motivo aparente).

O telefone da UVZ é o 3371 4098.