Alunos das escolas da Prefeitura começam a receber novos uniformes escolares

Os alunos matriculados na rede municipal de ensino começaram a receber nesta sexta-feira (28) os uniformes escolares. São quase 30 mil peças e a previsão é de que a entrega, nos Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), seja concluída até o final do mês de março. O investimento na aquisição dos uniformes é de R$ 1,3 milhão com recursos próprios da Prefeitura de Linhares. Esse é o terceiro kit entregue aos estudantes desde o início de 2017.

A diretora do Departamento de Compras da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Cristiane de Oliveira Ferrari, destaca que houve um empenho muito grande para que a entrega começasse ainda em março, logo após o início do ano letivo. “A nossa logística de distribuição é intensa para entregar em todas as unidades da rede, assim como a logística realizada pelas escolas para fazer a entrega aos responsáveis pelos estudantes. Há muito esforço e organização por parte das equipes”, ressaltou.

A secretária de Educação de Linhares, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, explica que a entrega dos uniformes aos alunos da rede municipal acontece após o retorno das aulas, porque a Seme aguarda a efetivação das novas matrículas, que acontece no mês de janeiro, para saber os tamanhos e quantidades certas das peças e concluir o pedido para a empresa de confecção.

A secretária pede a colaboração das famílias e alunos para que os uniformes sejam utilizados apenas no horário e no âmbito da escola. “Além de ser uma forma de cuidar das peças e conservá-las, também é muito importante para garantir a segurança dos alunos que o uso do uniforme seja feito apenas no horário escolar. Um aluno usando o uniforme fora do horário de aula pode parecer, por exemplo, que saiu da unidade indevidamente ou sem autorização. É muito importante a escola e a família terem esse controle”, assinalou a secretária.

O primeiro Ceim a receber os uniformes este ano foi o “Adagmar Pinto Santos”, no bairro Interlagos.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon pontua que investir na educação é uma prioridade da gestão desde o início de 2017. De acordo com ele, o uniforme é uma peça extremamente importante. “O uniforme garante a identidade visual dos alunos, amenizando as diferenças socieconômicas, reforçando a identidade de grupo e criando um sentido de pertencimento. E, além da segurança, igualdade e identidade visual, o uniforme escolar também representa uma economia para as famílias”, disse.

A previsão é que nesta sexta-feira (28) a entrega dos uniformes será realizada nas seguintes escolas: Ceim “Adagmar P. Santos”; “Alegria do Saber”; “Amigos do Saber”; “Angelina S. Rigoni”; “Antônio Aprígio”; “Enock de Freitas”; “Jean Carlos Bastos”; “José Elias”; “Reino Mágico”; “Valdir Gabriel Marim” e “Santa Rita de Cássia”. No ato da entrega, cada família deverá assinar um termo de compromisso e responsabilidade pelo recebimento das peças do uniforme.

Kits

A distribuição dos uniformes será feita por meio de kits entregues a cada aluno. Nos Ceims, o kit masculino é composto de uma camisa regata e uma bermuda. Já o feminino vem com uma camisa regata e um short-saia. No kit masculino das Emefs, haverá uma camisa com manga e uma bermuda. No feminino, uma camisa com manga e uma calça capri.

O primeiro Ceim a receber os uniformes este ano foi o “Adagmar Pinto Santos”, no bairro Interlagos. “Avisamos na reunião de pais que teríamos uniforme a partir de março, mas adiantaram a entrega e os pais vão ficar tão satisfeitos como nós da escola. É uma economia para as famílias e padroniza as crianças. Estamos muito felizes com essas entregas”, disse a diretora da escola, Claudiceia Barboza dos Santos.

Retirada dos uniformes

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) entregará às escolas os conjuntos de uniformes divididos por tamanho e número. A orientação é que os pais ou responsáveis procurem a escola onde o aluno estuda, recebam os uniformes e assinem o termo de recebimento.

Caso a escola identifique divergências de material ou falhas de fabricação em alguma peça, ela será encaminhada ao almoxarifado da Secretaria de Educação para providenciar a reposição e a devolução.