Profissionais da rede municipal de ensino participam de Workshop sobre Inteligência Emocional em Linhares

Pedagogos, professores, coordenadores, serventes, monitores, estagiários e agentes de serviços gerais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participaram nesta quarta (19) e quinta-feira (20) de um “Workshop sobre Inteligência Emocional”. O encontro foi ministrado pela Master Coach Integral Sistêmico, Renata Basso, que também é analista de Perfil Comportamento e especialista em Desenvolvimento Humano.

Conceito de Inteligência Emocional, Autorresponsabilidade e Comunicação Assertiva, além da apresentação dos conceitos básicos que serão tratados nas formações que serão realizadas pela Secretaria de Educação ao longo do ano, foram o foco do Workshop. A palestrante pontuou que temas como “O Poder das Palavras”, “Pirâmide do Indivíduo”, “Matriz de Geração de Crenças”, “Mindset”, “Perfil Comportamental”, “Mindfulnes”, “Foco” e “Alta Performance” serão aprofundados nas próximas formações que se iniciam em março.

A Coach Integral Sistêmico pontuou que para alcançar resultados nas diversas áreas da vida, é preciso, antes de mais nada, aprender a gerenciar as emoções, tendo autocontrole, autonomia e autoconhecimento.

“Para isso, é necessário a pessoa se conhecer e se amar, para conhecer e amar o próximo. Se tratando da educação, isso é ainda mais latente, pois estamos lidando com vidas, por isso a importância do profissional estar bem emocionalmente para que desse modo possa entregar a sua verdade. Estamos testemunhando professores ficando doentes, e isso é muito sério. Como alguém que não está bem pode entregar o seu melhor? A inteligência emocional tem essa função: a conexão entre nós mesmos para extrair o nosso melhor e a conexão com o outro para extrair o melhor no outro”, explicou Renata.

“O Workshop foi maravilhoso e já sai de lá outra pessoa. A palestrante fez a gente enxergar que primeiro temos que mudar para enxergar a mudança no outro. Nos fez refletir e olhar de uma nova forma as práticas que temos na escola, e já comecei a perceber que algumas práticas que eu achava que eram corretas precisam de um novo olhar. Essa palestra agregou demais na minha pessoal e profissional, principalmente sobre a autorresponsabilidade”, disse a professora da Educação Infantil e pedagoga, Karla Agrizzi Rossoni.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, informou que ficou muito feliz com a receptividade dos profissionais e que eles a partir desse workshop vão inspirar mais profissionais a participarem dos encontros. “Quem participou dessa formação não saiu da mesma forma que entrou. Certamente muitas pessoas foram tocadas e muitos comportamentos serão modificados a partir desse primeiro encontro que foi só uma degustação das formações que estão por vir com o tema ‘Inteligência Emocional – desenvolvimento de competências pessoais, profissionais’ e sociais que serão ministradas em dez encontros a partir de março”, concluiu a secretária.