Segunda etapa do Inquérito Sorológico detecta três novos casos de coronavírus em Linhares

Na última semana, entre os dias 27 a 29 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a segunda fase do “Inquérito Sorológico” – uma campanha de testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo coronavírus (Covid-19).

No município, 280 moradores dos bairros Araçá, Aviso, Bebedouro, Canivete, Interlagos, Juparanã e Movelar participaram da testagem. Desse total, três pessoas testaram positivo para o novo coronavírus e estão cumprindo o isolamento social, sendo dois moradores do bairro Aviso e um do Canivete.

As áreas escolhidas seguem o critério de setores censitários, conforme metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram determinadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo. O inquérito será aplicado em quatro etapas, com intervalo de 15 dias entre cada uma, sendo a terceira fase do Inquérito realizada nos dias 8, 09 e 10 de junho.

Inquérito Sorológico

O Inquérito Sorológico é uma pesquisa que consiste em testar uma amostra da população que seja representativa do todo. Durante o atendimento são realizados sorteios para escolha de regiões dentro de cada município, assim como para a escolha do domicílio e do cidadão que participará do questionário a ser aplicado por profissionais da saúde – devidamente uniformizados e equipados.

No caso do paciente sorteado ser positivo, os demais moradores do imóvel serão testados, entretanto, a notificação para o inquérito será do residente entrevistado. O formulário é preenchido eletronicamente por celulares cedidos pelo IBGE. Cada equipe conta com um aparelho com aplicativo destinado exclusivamente para o Inquérito Sorológico.

Além disso, se a equipe encontrar residentes com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, essa pessoa será orientada ou, se necessário, encaminhada para o atendimento em unidade referenciada.

Nesta etapa, foram visitadas residências em 19 municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.