Carnaval: unidades de saúde conscientizam foliões sobre infecções sexuais

O Carnaval é uma época de muita festa e encontros com pessoas desconhecidas, e este é o momento de adotar cuidados redobrados com a saúde. Pensando nisso, as Unidades de Saúde dos balneários de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação irão orientar os foliões sobre os cuidados para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O preservativo ainda é o método mais seguro e fácil de prevenir o HIV e outras IST. Por isso, a expectativa é distribuir, neste período, mais de 40 mil camisinhas – masculina e feminina -, fazendo com que as pessoas fiquem mais atentas. As três unidades atuarão em regime de plantão 24 horas durante os cinco dias de folia. Os preservativos também são distribuídos gratuitamente em qualquer uma das 35 unidades de saúde de Linhares.

“O uso de preservativos previne inúmeras doenças e a gravidez indesejada. O comportamento de risco pode, muitas vezes, fazer desse período de Carnaval uma memória triste. Por isso, as unidades estão destacando a importância do uso do preservativo, que está disponível para a população em todas elas”, destacou a diretora do Núcleo Atenção e Promoção da Saúde Naps, Kessy Bonicenha.

Prevenção
O uso da camisinha (masculina ou feminina) nas relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.

A camisinha masculina ou feminina pode ser retirada gratuitamente nas unidades de saúde de Linhares. Quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST.