Alunos estudam em salas de aulas adaptadas até conclusão de obras em escolas

Devido à ampliação e reforma da EMPEIUEF “Terra Alta”, que atrasaram com as chuvas que caíram nos últimos dias, e da construção da nova Emef “Baixo Quartel”, que já está em fase de licitação, parte dos alunos das escolas estão estudando em salas de aulas adaptadas. A medida, tomada após diálogo com as duas comunidades, foi bem recebida pelos alunos e servidores municipais que iniciaram o ano letivo conforme previsto no calendário escolar do município.

Em Baixo Quartel – escola que foi municipalizada no ano passado -, uma nova unidade de ensino está sendo licitada. Enquanto isso, três salas adaptadas foram instaladas para atender a demanda dos alunos, visto que três salas de aula, além do refeitório, precisaram ser demolidos por apresentarem condições precárias, oferecendo riscos aos alunos. A estrutura que se manteve foi totalmente reformada para receber os alunos.

“Estamos satisfeitos, porque as salas que foram demolidas eram muito precárias, chovia muito dentro, e as salas adaptadas são seguras, iluminadas, confortáveis e tem ar condicionado. Nossa escola também ficou muito tempo sem manutenção e a Prefeitura mexeu em todo telhado, restauraram e pintaram as paredes, ficou muito bom para atender os alunos até que a nova escola, um sonho da comunidade, fique pronta”, disse a diretora da escola de Baixo Quartel Marcilene Pereira Vergna.

Igor Vitor Pereira é um dos estudante da Emef Baixo Quartel que está estudando nas salas adaptadas

Igor Vitor Pereira, do 6º ano, é um dos alunos que estuda em uma sala adaptada. “A sala é muito confortável, é bem espaçosa, tem ar condicionado, é forrada e bem iluminada. Estou gostando muito de estudar aqui e estamos na expectativa pela nova escola, porque a nossa é muito antiga”, falou. Rhuan Rodriguês, de 11 anos, também compartilha da opinião. “Achei legal a sala porque tem ar condicionado, é fresca e as outras salas que derrubaram caiam água dentro. Estou feliz de saber que vamos ganhar uma escola nova”, frisou o aluno.

Aluno Rhuan Rodriguês

Já a EMPEIUEF “Terra Alta” houve um aumento no número de alunos e a escola precisou ser ampliada e também passa por reforma. Até que a construção da nova sala seja concluída – que teve atraso devido às chuvas -, duas salas adaptadas foram instaladas para atender a demanda de alunos.

“As instalações dos contêineres foram necessárias até que seja finalizada a construção da escola, como é o caso de Baixo Quartel, além da reforma e ampliação da EMPEIUEF “Terra Alta”. Antes da instalação realizamos diversas reuniões com as duas comunidades, que pleiteavam há anos pelas melhorias que estamos fazendo, para alinharmos a melhor forma de atendimento aos nossos alunos, iniciando as aulas no mesmo dia em que as demais escolas da Prefeitura”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.