Prefeitura anuncia novo reajuste de 0,78% para servidores efetivos

O índice será cumulativo ao percentual de 3,5% concedido aos servidores no ano passado.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon anunciou um novo reajuste de 0,78% sobre os vencimentos constantes das Tabelas de Cargos e Salários, de todos os servidores efetivos da Prefeitura, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), aposentados e pensionistas. O índice será cumulativo ao reajuste de 3,5% concedido ao funcionalismo público em dezembro do ano passado, e que passou a vigorar em janeiro de 2020.

O secretário municipal de Administração, Márcio Pimentel Machado, explica que o reajuste se faz necessário para recuperação da perda do poder de compra dos trabalhadores por conta da inflação acumulada no ano de 2019, haja vista que o reajuste de 3,5% concedido por meio da Lei nº 3.895, de 17/12/2019, não foi suficiente ao suprimento de tais perdas. “Até novembro/2019, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulava uma variação de 3,12%. Contudo, pressionado pelos preços das carnes, em dezembro/2019 o IPCA acelerou para 1,15%, fechando 2019 em 4,31%”, pontuou.

Márcio destaca que o reajuste de 0,78% respeita e mantém o equilíbrio fiscal e solidez das contas públicas, e está de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual, Lei Orçamentária em vigência, bem como aos ditames da Constituição Federal e Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, sendo, portanto, legal e constitucional.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon ressalta que ao anunciar os reajustes, a Administração reafirma o seu compromisso para com os servidores e destaca que a motivação é fundamental para fazer de Linhares uma cidade cada vez melhor. “É um esforço muito grande para manter as contas equilibradas, pois, para fazer qualquer compromisso com o servidor, é preciso ter caixa. Temos um cuidado muito grande com isso. Estamos anunciando estes reajustes para recompensar aqueles que cuidam de nossa cidade com tanto carinho”, disse o prefeito.

O projeto de lei que trata do novo reajuste foi encaminhado para a aprovação dos vereadores da Câmara Municipal de Linhares nesta segunda-feira (10).