Obras na Guerino Giuberti chegam à nova etapa com instalação de equipamentos de segurança viária

Para diminuir a ocorrência de acidentes, além de garantir mais segurança na travessia de pedestres e a redução da velocidade de veículos automotores, foi iniciada a implantação de uma rotatória em um importante cruzamento entre as Avenidas Guerino Giuberti e Luiz Cândido Durão, entre os bairros Conjunto Juparanã e Conceição.

Essa é uma das etapas das obras de reabilitação e revitalização da Avenida Guerino Giuberti, que será totalmente asfaltada. Ao longo da via serão instalados três equipamentos para dar maior mobilidade e segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres.

Durante o período de obras, os condutores de veículos devem estar atentos à velocidade na via. O trânsito segue em meia pista em alguns trechos da avenida, onde há intervenções, e estão sinalizados para o desvio dos motoristas. Nos pontos sinalizados, os veículos devem trafegar a 10 km/hora.

“Uma das preocupações desta gestão é com a segurança de motoristas, ciclistas e das pessoas que transitam pelo local. A medida tem como base critérios técnicos, a exemplo de cruzamentos de vias, cujo tráfego é moderado e não se justifica a instalação de semáforo”, disse o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

Preferência

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as aproximações das rotatórias são sinalizadas com placas de regulamentação R-2 (Dê a Preferência). Onde há o dispositivo de segurança, a interseção deixa de ter via preferencial e a prioridade é do veículo que já estiver realizando o contorno.

As rotatórias representam uma evolução da engenharia de trânsito. A regra básica para trafegar nelas é fazer o giro sempre no sentido anti-horário, dando preferência para quem já estiver circulando na rotatória.

Para evitar acidentes, ao se aproximar da rotatória, o motorista deve reduzir a velocidade e parar, caso a sinalização determine. Onde houver faixa de pedestre, significa que a preferência é dele. O motorista sempre deve acionar a seta do veículo para manifestar a intenção de circulação numa rotatória

Demais obras

Além do reordenamento do trânsito da Avenida Guerino Giuberti, a via recebeu serviços de drenagem pluvial e ampliação da rede de esgoto – que vão reduzir os alagamentos no período chuvoso – e regularização do pavimento existente, remoção e reassentamento de meio-fio.

O projeto prevê ainda a implantação de ciclovias centralizadas e elevados para passagem de pedestres ao longo da Avenida Hans Schmoger; pavimentação asfáltica; instalação de postes para iluminação e implantação de sinalização viária (placas verticais, tachões refletivos e pintura de faixas).

Além da Avenida Guerino Giuberti, o projeto contempla ainda as Avenidas Hans Schmoger, Presidente Rodrigues Alves Luís Cândido Durão, Nogueira da Gama, Presidente Castelo Branco e Rua Governador Afonso Cláudio. O investimento total do projeto é de R$ 8.480.943,51 provenientes de recursos próprios da Prefeitura. As obras serão entregues ainda este ano.