Diretores das escolas da prefeitura de Linhares participam da primeira formação do ano

O ano letivo já começou para os diretores das escolas da Prefeitura de Linhares e, nesta quinta-feira (30), estão participando da primeira formação do ano. Oficina de Desenvolvimento da Inteligência Emocional, informações sobre os pilares da Gestão Escolar, orientações da Vigilância Sanitária e do Conselho Tutelar são assuntos abordados durante todo o dia na Faculdade Pitágoras.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, informou que a recepção dos diretores aconteceu na segunda-feira (27), momento em que foram destacados assuntos como gestão profissional e humanizada. A espiritualidade foi o tema gerador do encontro e a gestão de conflitos, que é um dos pilares da gestão escolar, foi inserida nesse contexto. Os diretores receberam o calendário escolar e a programação das formações para o ano de 2020.

“Hoje iniciamos a formação trabalhando o desenvolvimento da inteligência emocional e fizemos um panorama dos desafios e conquistas na educação do Município de 2017 até o momento e as perspectivas para 2020. Todo esse processo visa empoderar o diretor com ferramentas e instrumentos para que tenha uma gestão mais eficiente e inicie o ano letivo mais seguro, com mais conhecimento e mais preparados para as responsabilidades e desafios da gestão escolar”, disse a secretária.

A palestra com o tema “Inteligência Emocional – A chave para o Autoconhecimento” foi ministrada pela Master Coach Integral Sistêmico, Renata Basso, que também é analista de Perfil Comportamento e especialista em Desenvolvimento Humano. A palestrante pontuou a importância da inteligência emocional, com foco no posicionamento do gestor vinculando a relação que ele estabelece dentro da instituição; autorresponsabilidade entendendo que tudo depende da forma como as coisas são conduzidas e que os resultados são em função daquilo que se decide; e comunicação assertiva.

Renata pontuou que se o gestor, que é referência dentro de uma instituição, tem equilíbrio emocional e sabe lidar e tratar com as pessoas, consequentemente terá uma equipe mais equilibrada, coesa e mais próxima do processo.

“Se tratando de educação é importante entender que estamos lidando com o ser humano, e como ele tem adoecido emocionalmente devido às grandes cobranças da sociedade. A criança de 0 a 12 anos é uma esponja: o que temos entregado para essas crianças? Quais são os valores? Qual é a qualidade desse ensino? Será que basta só entregar o conteúdo? E o lado humano, o acolhimento, como fica nessa história? Se o profissional tem um olhar diferenciado para a criança, se ele entende isso, saberá como lidar com as pessoas”, pontuou a Coach.

Durante a formação, também será  ministrada aos diretores uma palestra sobre os seis pilares da gestão escolar, pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, além de receberem orientações da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, de problemas que podem ser prevenidos na escola. O Conselho Tutelar também orientará como proceder em questões relacionadas às crianças e os adolescentes no âmbito escolar e familiar.

Formação e expectativas para início do ano letivo

Rosiane de Almeida Lehrback, que mais um ano estará como diretora da Emef Caboclo Bernardo, no bairro Planalto, falou que a escola já está preparada para receber os alunos. “Depois das férias as forças renovam, a expectativa para iniciar o ano letivo é grande, e essa formação é muito bem-vinda, pois é importante estarmos em constante aprendizagem. Em 2019 diminuímos bastante os índices de reprovação, graças ao engajamento da nossa equipe, e um dos nossos focos agora é melhorar ainda mais os índices de aprovação. Segunda-feira (3) recepcionaremos nossos professores e funcionários para acolhemos em seguida os nossos alunos”, disse a diretora.

Quem também está empolgada e na expectativa do retorno às aulas é a diretora Telma Martins Vailante, da Emef “Profª Maria da Penha Pazito Ventura”. “Eu recebi uma escola linda, com uma equipe maravilhosa e já estamos engajados nos projetos que vamos desenvolver. Essa formação era algo que eu esperava e vai acrescentar muito, pois temos sempre algo a aprender e, quando temos alguém para nos impulsionar, impulsionamos os outros também e a escola só cresce”, frisou a diretora da escola que fica no bairro Interlagos.