Linhares volta a receber vacina pentavalente após atraso que deixou Município sem estoque

As doses da vacina pentavalente começarão a ser distribuídas às unidades de saúde de Linhares nesta quarta-feira (15)

Depois de quase seis meses sem repasses, Linhares voltou a receber doses da vacina pentavalente nesta terça-feira (14), informou a secretaria municipal de Saúde. As 700 doses, referente a cota mensal do Município, começarão a ser distribuídas às unidades de saúde de Linhares a partir desta quarta-feira (15).

 

As doses integram o lote de 18 mil vacinas recebidas pelo Governo do Estado do Espírito Santo para redistribuição aos municípios. A vacina é recomendada para crianças em três doses, aos 2, 4 e 6 meses. A pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por Haemophilus influenzae B.

O envio foi realizado em caráter emergencial, já que o imunobiológico passou por um período de indisponibilidade na rede desde o ano passado, devido a um desvio de qualidade identificado na sua produção. Um novo lote importado foi agora liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após aprovação em testes de qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

A diretora de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, Jackelene Ramos, informou que a quantidade recebida corresponde a aproximadamente a média mensal utilizada no Município. “Para colocar em dia a situação vacinal de todas as crianças que tenham ficado sem tomar a dose nos últimos meses, é preciso que o Ministério da Saúde regularize a situação de desabastecimento e continuar mandando de forma regular a cota mensal para o município para que toda a população seja atendida”, explica.

 

A criança – independentemente da idade – que não tomou uma ou mais doses previstas no calendário deve ser levada à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para poder colocar em dia sua carteira de vacinação.