Prefeitura intensifica combate à dengue nas praias de Linhares

A Vigilância Ambiental, da secretaria Municipal de Saúde, está atuando no combate à dengue nos balneários do município neste fim de ano. Nesta segunda, dia 30, os agentes de combate a endemias estão no balneário do Pontal do Ipiranga realizando atividades de conscientização sobre a importância do controle e prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A ação conta abordagem aos moradores locais e no comércio, além de distribuição de material educativo.

A ação contra a dengue continua nesta terça – feira, dia 31, no Pontal do Ipiranga, com abordagem aos turistas na entrada do balneário, e em Regência e Povoação com abordagem aos moradores e turistas, repassando orientações e material educativo. “Estamos num período de verão e de férias, mas não podemos descuidar da dengue. Com esta ação queremos conscientizar as pessoas dos cuidados necessários tanto da sua casa na sede, como também da sua casa de veraneio”, ressaltou o diretor de Vigilância Ambiental de Linhares, Sérgio Lubiana.

Dengue nos balneários

Até o momento Regência lidera a lista de casos de dengue com 48 casos notificados e 29 confirmados. No Pontal do Ipiranga são 20 casos notificados dengue e 12 confirmados. E em Povoação são 10 notificados e 05 casos confirmados.

Mutirão

Em janeiro de 2020, a equipe da Vigilância Ambiental retorna aos balneários com o mutirão contra dengue.  Os agentes de combate a endemias vão percorrer as residências dos balneários, realizando a eliminação de possíveis focos e, também, a conscientização dos moradores. A ação será no dia 07/01 em Povoação, nos dias 08, 09 e 10/01 no Pontal Ipiranga e entre os dias  13 a 18 em Regência.

Dicas para combatermos o mosquito:

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’ água) e mantenha-os sempre limpos.

– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.