Prefeito Guerino Zanon recebe alunos da rede municipal que foram destaque na Educação em 2019

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, recebeu nesta quarta-feira (18), no gabinete, 22 alunos das escolas da rede municipal que foram destaque em competições no âmbito estadual e nacional. Os estudantes conquistaram o primeiro lugar nos concursos Meninas da Robótica, na Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) e na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Brenda Viana da Silva, 15 anos, é uma das alunas da Emef Adelson Del Santo que se destacou na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR-2019) garantindo o título de melhor escola pública nível 2. A aluna falou sobre a experiência de participar de uma competição tão importante.

“Sempre gostei de aprender e fiquei muito feliz quando fui selecionada para participar do Meninas na Robótica (projeto do Ifes), um projeto tão rico em conhecimento. Eu nunca pensei na minha vida pegar um robô e ainda mais programar ele. Participar da olimpíada foi maravilhoso, a professora, a monitora e a escola apoiaram a nossa equipe, estiverem do nosso lado. São pessoas assim que queremos para o nosso futuro, que incentivam os alunos a pensar alto, a sonhar. Temos professores maravilhosos na escola que são fundamentais na nossa vida. Foi um orgulho imenso representar a nossa escola e saber que somos motivo de orgulho para o município. Isso é muito gratificante”, disse a aluna Brenda.

Aluna Brenda Viana da Silva, da Emef Adelson Del Santo

A aluna Leandra Serra dos Reis, da Emef Orozimbo Leite, foi destaque na Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), Memórias Literárias. “Participar da olimpíada foi um momento de muitas descobertas. Nunca fui tão fã de Português, mas depois de perceber que o texto mudava o pensamento das pessoas, aí eu resolvi participar. Pensei em desistir no meio da trajetória, mas com o incentivo da professora segui em frente e conquistei algo enorme para mim. Foi tudo maravilhoso”, disse.

Aluna Leandra Serra dos Reis, da Emef Orozimbo Leite

A professora Sandra Reis Pinheiro, da Emuef Campos Verdes, que fica em Chapadão -Lagoa Nova, é só orgulho do Mikael Gonçalo Moraes de Souza, aluno do 5º Ano, que fechou a prova na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). “Percebi desde o primeiro ano que o Mikael tinha potencial e fui investindo em atividades que iam além do nível que ele estava. Sempre falei para os meus alunos: estamos no campo, mas podemos fazer a diferença sim e, não é porque nós estamos no campo que não teremos essa condição, porque se o aluno quiser, o professor quiser, também alcançamos resultados satisfatórios. Vê a projeção dos nossos alunos do campo e da zona urbana nos deixa muito feliz”, frisou a professora.

Professora Sandra Reis Pinheiro, da Emuef Campos Verdes

Quem estava muito feliz também era a mãe do Mikael, Fernanda Gonçalo Moraes, que acompanhou, junto de outras mães, o filho nesta quarta-feira no gabinete. “Quando soube do resultado chorei muito, abracei e beijei muito meu filho que é meu orgulho. A professora Sandra é muito importante pra gente”, comentou.

Mãe do Mikael, Fernanda Gonçalo Moraes

“Esse é um momento de muita emoção para nós, para os professores, diretores e para as famílias, pois, por meio dessas crianças a Educação de Linhares foi projetada em âmbito estadual e nacional. Isso é resultado de muito estudo e de muito trabalho e, muitos desses nossos alunos concorreram com escolas particulares de todo o estado. Realmente este ano o município teve grande representatividade e isso muito nos orgulha”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

Secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli

A pedagoga da Emefm Marília De Rezende Scarton Coutinho, Josenilda Chaves Pirola, falou do diferencial do município e da satisfação em contribuir com a Educação. “Já trabalhei em quatro municípios, mas Linhares tem um referencial importante. O apoio incondicional da gestão desde o prefeito passando pela secretária e sua equipe, faz de Linhares ter algo diferente: a gestão democrática e o ensino de qualidade. Sinto orgulhosa e privilegiada de ter vindo para Linhares há sete anos quando eu optei em fazer o concurso e hoje participar da Educação do município”, disse a pedagoga.   

Pedagoga da Emefm Marília De Rezende Scarton Coutinho, Josenilda Chaves Pirola

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, falou da alegria de receber os alunos. “Os alunos socializaram hoje sentimentos que tenho certeza que serão guardados para sempre na vida deles. Sabemos do mundo de oportunidade que os esperam e a nossa equipe da Secretaria de Educação tem desenvolvido ações inovadoras e diferenciadas por meio dos projetos pedagógicos para incentivar nossos alunos. Agradecemos o empenho de todos, inclusive do apoio das famílias, para que esses resultados fossem alcançados”, destacou o prefeito.

Prefeito de Linhares, Guerino Zanon

Durante a cerimônia, o prefeito também recebeu alunos de uma escola estadual, da EEEFM Manoel Salustiano De Souza, que foram destaque na Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP).