Dia D de Coleta de Preventivo é realizado com sucesso em Unidade de Saúde de Linhares

Para prevenir o câncer de colo uterino e facilitar o acesso das pacientes ao exame que previne a doença, a equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Território Aviso I, da secretaria Municipal de Saúde, realizou nesse sábado, dia 14, o Dia D de Coleta de Preventivo para as mulheres referenciadas no território. Além da coleta do exame, a ação contou ainda com atendimento odontológico, roda de conversa e palestra.

“O resultado da ação foi muito positivo. Coletamos o preventivo de 25 pacientes e agora os exames serão enviados ao laboratório. Caso apresente alteração, a mulher será encaminhada para uma nova consulta e tratamento. Elas ainda receberam atendimento com a dentista da nossa equipe. Escolhemos um dia de sábado para facilitar o acesso à saúde e permitir que elas façam este exame tão importante na prevenção do câncer”, destacou a enfermeira Adelma Rosa.

A paciente, Márcia Pagel Veloso, aproveitou a ação para realizar o exame. “Que iniciativa maravilhosa. Eu trabalho nos dias de semana e era muito difícil conseguir comparecer na unidade para realizar meus exames. Sendo no sábado ficou muito bom. Também gostei muito das palestras e pude tirar minhas dúvidas. Parabéns a todos por esta ação”, reforçou.

A roda de conversa foi apresentada pela médica Késia Cristina Leite, abordando temas sobre a importância do preventivo, mamografia e cuidados com a saúde íntima. Já a palestra foi ministrada pela odontóloga, Lívia Maria canal, que tratou sobre prevenção ao câncer de boca e câncer de pele.

Coleta de Preventivo

A coleta de preventivo é realizada nas Unidades de Saúde (US) de Linhares. Para realizar o exame, a mulher precisa buscar a US em que é cadastrada para agendar a data de realização do exame.