Verão: Prefeitura retorna atividades do Praia Acessível no próximo dia 21 de dezembro

No próximo sábado, dia 21, é aberta oficialmente a estação mais quente do calendário brasileiro, o verão. E é justamente neste dia que a Prefeitura de Linhares retoma as atividades do projeto Praia Acessível, no balneário do Pontal do Ipiranga e na Lagoa Nova, a partir das 9 horas. Neste ano, as atividades estarão concentradas nestes dois locais, sempre de sexta-feira à domingo, das 9 às 15 horas, e nos demais dias da semana com agendamento prévio das organizações sociais e entidades.

Com idealização da Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa., a iniciativa, que tem como objetivo promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida à praia, oferece espaço de lazer com rampas e esteiras e cadeiras anfíbias que possibilitam o acesso do público ao mar e a lagoa.

Os locais possuem tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis e estrutura com banheiro acessível. Guarda-vidas da Prefeitura de Linhares além de assistentes sociais, psicólogos e professores de Educação Física da Prefeitura, foram capacitados e atuam auxiliando os usuários do projeto.

“O Praia Acessível tem se consolidado como uma importante política pública de atenção à pessoa idosa e com deficiência. Temos conseguido ofertar uma opção de lazer e trabalhar a socialização desse público, integrando pessoas das mais diversas idades e necessidades. Isso é extremamente gratificante. É o resultado de uma política de cidadania que muito tem nos alegrado”, salienta o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

O secretário municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva, informou sobre o retorno do projeto durante o verão. “Abrimos a temporada deste ano com a novidade de agendamentos para organizações sociais e entidades, pois entendemos que o Praia Acessível conquistou um público cativo, que só tende a se ampliar no período de férias escolares e da alta temporada. A partir do próximo sábado (21), estaremos com toda a estrutura disponível para atender a mais pessoas e fortalecer essa verdadeira política de inclusão”, disse.

Quem está feliz da vida com o retorno do projeto é a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria Júlia Nunes Falqueto. “Quero aplaudir e agradecer a atual gestão pela parceria e por fazer este projeto tão importante acontecer mais uma vez em Linhares. Nosso objetivo é mostrar para a sociedade que essas pessoas existem e que tem o direito de lazer e inclusão como qualquer um de nós. Não vejo a hora das atividades retornarem no município e poder acompanhar novamente a alegria e felicidade estampada no rosto de cada um deles”, declarou.

Um dos representantes da Associação dos Deficientes de Linhares (Adefil), José Geraldo Giovani, que é um dos usuários do Praia Acessível, conta que o programa possibilitou aos deficientes o contato com o mar, coisa que antes não acontecia por falta de estrutura. “É muito importante esse olhar do poder público para o deficiente. Aplaudimos a iniciativa”, pontuou.