Escolas de Linhares recolhem mais de 6,5 toneladas de resíduos no Projeto Estação Sustentável

A 9ª edição do projeto socioambiental Estação Sustentável – uma iniciativa da Leão Alimentos e Bebidas, em parceria com a Prefeitura de Linhares foi um sucesso. Mais de 6,5 mil toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas pelas escolas municipais participantes do projeto. A cerimônia de encerramento aconteceu na terça-feira (3), na UAB, com a participação de mais de 250 pessoas. O projeto visa incentivar boas práticas ambientais na escola, chamando também a atenção da comunidade para a importância da destinação correta e o reaproveitamento dos resíduos sólidos.

A Emef Caboclo Bernardo foi a escola que mais recolheu resíduos, totalizando 2.012,5 quilos. As Emefs “José Modeneze” (1.301,5 kg), Professora “Eliana Corrêa Pinafo” (1.044,5 kg), “Zeferino Batista Fiorot” (743,5 kg) e a Emef “Professora Efigênia Sizenando” (589,5 kg) também participaram do projeto.

“Esse resultado só foi possível devido o engajamento de toda a equipe da escola que abraçou o projeto, assim como os pais e a comunidade. O resultado mais significativo desse projeto foi a mudança de hábito, já que o resíduo ao ser levado para a escola, deixava de ser destinado no meio ambiente. Estamos muito felizes e as professoras dos 2º anos se envolveram tanto com o projeto que contagiaram toda a escola, despertando a conscientização de todos”, disse a diretora da Emef Caboclo Bernardo, Rosiane de Almeida Lehrback.

Outras três escolas, a Emef Samuel Batista Cruz (Caic), o Ceim Reino Mágico e a Empef Vila Bethânia, se envolveram espontaneamente na coleta seletiva e recolheram um total de 849,7 quilos. Todos esses resíduos receberam destinação correta, sendo encaminhados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Linhares (Acarli) que fica no bairro Aviso.

“A cada ano que passa o projeto tem evoluído mais e esse demos um salto. Queremos agradecer os professores, pais e alunos por abraçar a ação. Juntos, fortalecemos os conceitos de sustentabilidade, ensinamos práticas de educação ambiental para as crianças e ajudamos a instaurar uma cultura de paz. É fundamental que as crianças tenham contato com ações como essa para que cresçam tendo responsabilidade social e respeitando o meio em que vivemos”, explica Helen Brito, Relações Institucionais e Comunicação da Leão Alimentos e Bebidas.

Ao todo o projeto envolveu ao longo do ano 420 estudantes e 25 educadores que passaram por formações e atividades em diferentes formatos. “O maior valor agregado nesse projeto é a participação das crianças no processo de seleção dos resíduos em suas casas e a consciência da destinação correta, o que contribui para que o progresso seja sustentável. Sem contar que a ação transforma também os hábitos dos seus pais e dos adultos com os quais as crianças convivem, visto que preocupação com o meio ambiente não fez parte da história das gerações passadas. O projeto é rico em ensinamentos práticos e, por isso, elas se encantam com os resultados e se envolvem num ciclo evolutivo de cuidado com o meio ambiente”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

Nesta edição, o projeto manteve seu escopo voltado à temática da Gestão de Resíduos, alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O diferencial foi a adoção de atividades e conteúdos relacionados à melhoria de indicadores de desempenho escolar, focados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Projetos como este despertam para a importância da mudança de hábitos começando pelos alunos, passando pelos funcionários, chegando à comunidade. Ele contribui na formação de agentes transformadores na sociedade, visto que a criança é um agente multiplicador e cobra do adulto a adoção de boas práticas”, disse o prefeito de Linhares Guerino Zanon. 

Sobre o projeto

Criado em 2011, o Projeto Estação Sustentável migrou para as escolas municipais de Linhares em 2014, onde as unidades da Leão têm uma das suas maiores operações fabris e de logística, ganhando, primeiramente, o formato de gincana mantendo o foco em resíduos.

Seus principais objetivos são engajamento ambiental com valores de coletividade e transformações positivas na comunidade escolar, nos espaços físicos e relacionais; formação de educadores em sustentabilidade; estabelecimento de redes de parceria e promoção do diálogo e da interação entre os estudantes, educadores, demais funcionários e comunidade.