Prefeitura realiza mais de 69 mil consultas e 40 mil exames na central de regulação em Linhares

A Central de Regulação, da secretaria Municipal de Saúde de Linhares, realizou até este mês de novembro mais de 69 mil consultas e 40 mil exames em Linhares. A central é a responsável pelo agendamento de todas as consultas com especialistas do município, além agendamento de diversos exames.

O paciente é atendido em uma Unidade de Saúde e caso precise de atendimento específico, os dados do paciente são enviados para a Central de Regulação, que cadastra as informações no sistema e realiza a busca por vagas. A prefeitura de Linhares já investiu neste ano mais de R$ 1.400 milhão em atendimentos pela Central.

A secretaria de saúde oferece mais de 30 especialidades em consultas por meio da Central de Regulação, entre elas dermatologia, reumatologia, proctologia, angiologia, neurologia, cardiologia, urologia, endocrinologia, nutricionista, ortopedista, psiquiatria, gastrologia, pediatria, geriatria, ginecologia, oftalmologia. Já entre os exames que são realizados pelo município estão: mamografia, ultrassonografias, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, raio x, eletroencefalograma, risco cirúrgico, doppler venoso, teste ergométrico, holter 24hs.

“Conseguimos organizar os atendimentos da Central e hoje contamos com um serviço de qualidade e eficiente. Além disso, acabamos com a fila de espera de muitos exames. A saúde continua avançando em Linhares e a reestruturação da central faz parte das melhorias que trazem benefícios a população, com uma saúde atuando de maneira organizada e planejada”, reforçou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Além do fluxo de atendimento gerada por meio dos encaminhamentos das 34 Unidades de Saúde entre a sede e interior de Linhares, a Central ainda recebe demandas de atendimentos das unidades prisionais, Casa Rosa, do Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde – NAPS, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, Hospital Geral de Linhares (HGL), do Conselho Tutelar, Abrigo, Jurídico, Lar do Meninos, Pestalozzi.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, explica que a Central de Regulação não é um setor que atende as situações emergenciais. “Como o próprio nome já diz, é uma central de agendamento, onde os pacientes são atendidos seja para consultas, procedimentos ou exames, de acordo com a disponibilidade de vagas, porém, muitos se confundem com urgências e emergências, que devem ser encaminhados para o hospital. No entanto, existe a questão da prioridade, em que o paciente é atendido respeitando o princípio da equidade, de acordo com a patologia e acompanhamento necessário”, declarou.

Alta complexidade

A Central de Regulação realiza ainda os agendamentos de exames, consultas e cirurgias de alta complexidade, como, por exemplo, exames de ressonância e tomografia, realizadas por meio de convênio com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde – Sesa. Até o mês de novembro foram realizados mais de 10.500 atendimentos, entre exames e consultas.

“Nestes casos, a central solicita o atendimento e quem agenda é o governo do Estado, que libera data e hora ao paciente. Todos os exames de alta complexidade são analisados pelo médico regulador do município e cadastrados no sistema. A partir dessa etapa, o Estado realiza o agendamento e nós avisamos e garantimos o transporte aos pacientes para as cidades onde foi feita a liberação”, destaca Maraiza Bom, Diretora da Central de Regulação da Prefeitura de Linhares.