Casa de Acolhida da Prefeitura ofereceu assistência a mais de 1 mil pessoas

A Casa da Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis, mantida pela Prefeitura de Linhares, tem realizado diariamente os atendimentos aos peregrinos e moradores de rua do município que são encaminhados à entidade pela equipe de Abordagem Social da secretaria municipal de Assistência Social. De janeiro a novembro deste ano, a Casa acolheu 1.028 pessoas. Desse total, 670 receberam passagens de retorno às suas residências que também foram fornecidas pela Prefeitura de Linhares.

A casa oferece abrigo, vestuário, transporte, assistência médica e hospitalar aos peregrinos que passam por Linhares. Nesse período, foram recebidas pessoas dos municípios de Jaguaré, Aracruz, São Mateus, Pedro Canário Conceição da Barra, Mucurici, Fundão, João Neiva, Serra, Vitória, Colatina e Montanha; além dos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pará, Ceará, Paraná, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Chile; e de países como Argentina, Uruguai, Colômbia e Venezuela.

O secretário municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva, lembra que a Casa de Acolhida fortalece a rede de assistência social e oferece um espaço digno, com uma equipe preparada e disposta a atender as pessoas que necessitam de abrigo temporário.

“A Casa de Acolhida é mais uma ferramenta com o objetivo principal de atender de forma qualificada e personalizada de modo a promover a construção conjunta com o usuário do seu processo de saída das ruas, com dignidade e respeito a sua vontade e nível de autonomia”, pontua.

De acordo com a assistente social Nubia Elizabete Dos Santos, que atua na Casa de Acolhida, a maior parte de migrantes que busca uma casa de acolhimento rompeu vínculos com a família. “A maioria deles chega a Linhares em busca de trabalho. Como não encontram, se sentem frustrados, envergonhados em voltar para casa,  começam a andar de cidade em cidade. Muitos até se envolvem com álcool e drogas”, conta.

A Casa de Acolhida

A Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis é mantida pela Prefeitura de Linhares e pela comunidade que faz doações à entidade. A Casa fica localizada na rodovia que liga Linhares a Rio Bananal, logo após a ponte sobre o Rio Pequeno. O telefone é o (27) 3371-1466.