Escritores mirins de escola do Canivete participam de noite de autógrafos

Para incentivar o gosto pela leitura desde a infância, o Ceim Olga Bortot Molina, no Canivete promoveu nesta terça-feira (3) uma “Noite de autógrafos 2019” com a presença dos pais, familiares e comunidade. O evento encerrou o projeto “Pequenos Escritores”, desenvolvido com alunos das turmas de cinco anos do turno matutino, que consistia em escrever um livro de poesias com ilustrações.

A pedagoga Lenara Regina Scopel Linhalis explicou que o livro foi escrito de forma coletiva e cada criança produziu uma página. O projeto foi desenvolvido a partir do segundo semestre pelas professoras Alessandra Soprani de Melo, Juliana Luiza de Freitas e Eliane dos Santos Coração, com apoio da monitora de Educação Especial Andervania Darrós Rangel e da estagiária Isabela Ferreira de Oliveira.

Primeiro, as docentes trabalharam poemas de rimas em sala de aula, depois incentivaram os pais a lerem para seus filhos em casa. Os pais também foram à escola para compartilhar a leitura com toda turma. “A proposta dos professores era incentivar e mostrar para as crianças que elas são capazes de escrever, de ilustrar e produzir o seu próprio livro. O projeto também teve por objetivo despertar a paixão pela leitura e, principalmente, pelos livros que andam um pouco esquecidos devido às tecnologias”, falou a pedagoga.

A diretora da escola, Eliana Wagner Moreira, disse que na noite de autógrafos, cinco crianças leram os próprios poemas, encantando escola, pais, familiares e comunidade presente. “A culminância do projeto foi muito marcante para a escola, para a vida das nossas crianças e para os pais que se emocionaram conosco pela experiência de verem seus filhos escrevendo o próprio livro”, disse a diretora.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, foi prestigiar o evento. “Enche-nos de orgulho ver o empenho da escola em promover momentos como este de incentivo à leitura e vermos as nossas crianças sendo protagonistas da sua própria história, escrevendo um livro já na infância. Dentre os marcos do desenvolvimento da criança, como, sorrir, balbuciar os primeiros sons, falar e andar, esse, sem dúvida, é o mais emocionante porque é o momento em que a criança começa a descortinar o mundo. Foi uma noite muito especial, principalmente para os pais que ficaram encantados com o desempenho e a capacidade de produção dos seus filhos”, pontuou.