Saúde convoca beneficiários do Bolsa Família para 2ª chamada de acompanhamento em saúde obrigatório

O Programa Municipal Alimentação e Nutrição, do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 02, a 2° Chamada para o Acompanhamento em Saúde dos Beneficiários do Programa Bolsa Família, para as pessoas que não compareceram ao acompanhamento obrigatório realizado no mês de setembro. A 2ª chamada acontece até o dia 20 de dezembro, das 8h às 11h e de 13h ás 16 horas, na sede do programa, no bairro Colina. O beneficiário que não comparecer terá o Bolsa Família bloqueado, podendo até perder o benefício.

No Município existem mais de 12.600 beneficiários de acompanhamento obrigatório, e destes, quase 3.000 não realizaram seu acompanhamento nas Unidades de Saúde no mês de setembro. Devem comparecer o beneficiário titular do cartão e seus dependentes, munidos com Cartão do Bolsa Família, Cartão de Vacinas e Cartão de Gestante, caso haja alguma gestante na família.

A nutricionista, responsável técnica pelo Programa de Alimentação e Nutrição, Vanessa Magalhães, reforçou que o acompanhamento é obrigatório. “Verificamos se os cartões de vacinação estão em dia e se os beneficiários estão utilizando o atendimento oferecido nas unidades de saúde. Todas as informações são envidas ao Governo Federal e quem não comparecer pode ter o benefício suspenso”, explicou.

O acompanhamento obrigatório em saúde é realizado duas vezes ao ano.  A primeira pesagem foi realizada no mês de março e a segunda em setembro.