Preci: mais de 700 alunos da rede municipal se formam no programa de resistência às drogas nesta terça-feira (3)

Resistir às drogas é um ato de sabedoria, de inteligência e de preservação à saúde. É com este aprendizado que 726 alunos da rede municipal de ensino de Linhares se formam, nesta terça-feira (3), no Programa de Resistência e Cidadania (Preci). A solenidade acontece no ginásio poliesportivo “Leandro Arpini”, no bairro Conceição, a partir das 8h30, e envolve dez escolas da sede.

O programa, que integra a política educacional implantada pela gestão do prefeito Guerino Zanon, existe desde 2018 como um importante instrumento de prevenção e informação, visando à proteção de meninos e meninas em idade escolar, dos 5º e 6º anos, com atividades que envolvem a conscientização quanto ao uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, preservação do patrimônio público, além abordar a educação no trânsito.

“O Preci está em sua terceira edição. E muito nos alegra acompanhar o crescimento deste Programa que, neste ano, forma 2.800 alunos da nossa rede municipal de ensino. Este programa traz lições importantes para o desenvolvimento destes alunos como cidadãos de bem, contribuindo para decisões mais acertadas para o seu futuro”, destaca o prefeito Guerino Zanon.

Formaturas

Na última terça-feira (26) foi realizada a formatura das primeiras turmas de alunos da rede municipal de ensino, que participaram das atividades do Programa de Resistência e Cidadania (Preci), no segundo semestre deste ano. A solenidade aconteceu na CEMEIF “Alcides Marinato”, na localidade de Bagueira. Ao todo, 23 alunos dos 5º anos participaram da formação.

Na quarta-feira (27), a solenidade aconteceu na EMEF “Efigênia Sizenando”, no distrito do Farias, e envolveu 84 estudantes. Já na quinta-feira (28), se formaram no Programa 117 alunos da EMEF “Manoel Martins”, localizada em Pontal do Ipiranga. Na sexta-feira (29), 88 alunos matriculados na EMEF “Urbana Penha Costa”, em Povoação, participaram da formatura do Preci.

Até o dia 6 de dezembro serão realizadas novas formaturas dos alunos que participaram das atividades do Programa de Resistência e Cidadania (Preci). Neste segundo semestre, o Preci atende a 1.300 alunos da rede municipal de ensino, distribuídos em 53 turmas, em sete escolas localizadas no interior e outras dez na sede do município. No primeiro semestre de 2019, 1.500 alunos se formaram no Programa.

“Conseguimos fechar o ano de 2019 com 100% da nossa rede municipal atendida. É um trabalho árduo, que envolve nossa Guarda Civil e nossos agentes de trânsito, além da comunidade escolar. O cuidado que temos, por meio do Preci, é mostrar aos nossos alunos um caminho de resistência às drogas, pois é crescente o número de jovens envolvidos com o tráfico de drogas, o que leva à morte e à destruição das famílias. Portanto, nossa missão é preservar essas vidas e encaminhá-las a um futuro melhor”, diz o secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jones Mattos.

Relação de escolas que participam da formatura do Preci nesta terça:

– EMEF Caboclo Bernardo (Planalto): 100 alunos

– EMEF José Modeneze (Canivete): 111 alunos

– EMEF Zeferino Batista Fiorot (Santa Cruz): 123 alunos

– EMEF Adelson Del Santo (Nova Esperança): 114 alunos

– EMEF Maria Souza Matias (Movelar): 72 alunos

– EMEF Dinorah Almeida Rodrigues (São José): 55 alunos

– EMEF Talma Drumond Pestana (Palmital): 27 alunos

– EMEF Auto Guimarães (Shell): 48 alunos

– EMEF Luiz de Camões (Conceição): 53 alunos

– EMEF Vila Bethânia (Vila Betânia): 23 alunos