Prefeitura realiza Dia D de combate à dengue no sábado (30)

O sábado, dia 30, será marcado pelo combate à dengue em Linhares.  É que a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, promove o Dia D de Combate a Dengue no município. A ação começa às 8 horas, na Praça Nestor Gomes, em frente aos Correios, e vai percorrer ruas do centro da cidade levando conscientização sobre a importância de se prevenir contra a doença e também como acabar com o principal transmissor da doença: o Aedes aegypti.

Atualmente, Linhares registra  5.124 casos notificados de dengue, sendo 3.516 casos confirmados. Os bairros com maior incidência dos casos são Interlagos, Canivete e Aviso.

O diretor de Vigilância Ambiental de Linhares, Sérgio Lubiana, destacou que os principais focos de mosquitos estão em recipientes encontrados dentro dos domicílios, como descartáveis, baldes, bebedouros de animais, que são considerados locais propícios para a proliferação do vetor.  “Escolhemos este dia para reforçar a mensagem de que a dengue é uma doença séria e que pode matar. Precisamos da ajuda de todos, cuidando de suas residências para que o mosquito não se reproduza”, ressaltou.

O prefeito, Guerino Zanon, falou sobre as ações de combate a dengue em Linhares. “Nossas equipes da vigilância tem trabalhado rotineiramente com ações de eliminação do mosquito e também de prevenção. Com a soma das ações e apoio da população, registramos uma queda no índice de infestação em nossa cidade, mas não podemos parar. Juntos somos mais fortes que a dengue”, frisou.

Durante a ação deste sábado (30) os agentes de combate a endemias vão percorrer as ruas Monsenhor Pedrinha e Capitão José Maria, com panfletagem e conscientização no comércio do centro da cidade e também irão realizar panfletagem nós semáforos que cortam a BR 101.

Checklist

Os moradores devem ficar em alerta e podem realizar o check list para combater os mosquitos. O munícipe escolhe uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência.

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos;

– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.

– Dengue é coisa séria. Vamos vencer esse mal. “Verão sem Dengue”