Prefeitura inicia formatura de 1,3 mil alunos das novas turmas de programa contra as drogas

Na manhã dessa terça-feira (26) foi realizada a formatura das primeiras turmas de alunos da rede municipal de ensino, que participaram das atividades do Programa de Resistência e Cidadania (Preci), no segundo semestre deste ano. A solenidade aconteceu na CEMEIF “Alcides Marinato”, na localidade de Bagueira. Ao todo, 23 alunos dos 5º anos participaram da formação.

O Programa, que envolve a participação de agentes da Guarda Civil Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito, está em sua terceira edição e é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. O Preci visa conscientizar crianças e adolescentes quanto ao uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, preservação do patrimônio público, além abordar a educação no trânsito.

“Nós temos hoje um grande número de jovens envolvidos com o tráfico de drogas e isso tem levado muitos deles à morte e à destruição das famílias. E o cuidado que temos, por meio do Preci, é exatamente tentar mostrar a esses jovens um novo caminho: que eles podem resistir às drogas. Além da questão das drogas, nós trabalhamos também a preservação do patrimônio público e a educação no trânsito”, diz o secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jones Mattos.

Neste segundo semestre, o Preci atende a 1.300 alunos da rede municipal de ensino, distribuídos em 53 turmas, em sete escolas localizadas no interior e outras dez na sede do município. “No primeiro semestre deste ano, ampliamos o Programa e conseguimos atender a 1.500 alunos, com uma formatura muito linda. E agora, no segundo semestre, estamos atendendo a 1.300 alunos. Conseguimos, portanto, fechar o ano com 100% da nossa rede municipal atendida”, destaca a coordenadora do Preci,a servidora da Guarda Civil Municipal, Jaciane Légora.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, o sucesso do Programa se deve à parceria entre o Município e a comunidade escolar. “Este é um programa que traz lições importantes para todos os estudantes matriculados nas escolas da Prefeitura. Lições, dentre elas, como dizer não às drogas, como ser um cidadão de bem e tomar a decisão certa para um futuro de oportunidades. Nosso desejo é que essas lições aprendidas no Preci sejam compartilhadas com os amigos e a família. E parabenizo toda a nossa equipe de agentes da Guarda Civil Municipal e de Trânsito, que abraçam esse projeto com tanto carinho e dedicação. Viva o Preci!”, comemora o prefeito

Ensinamentos da escola para casa

As atividades do Preci são pautadas na resistência às drogas, no combate à violência e na preservação do patrimônio público. São encontros marcados por aulas teóricas e práticas, além de tarefas em casa, com o apoio das famílias, e uma redação final para que possam expressar de forma escrita sobre suas experiências e sobre o aprendizado adquirido junto ao Programa.

A aluna do 5º ano, Ana Paula Oliveira da Silva, 13 anos, afirma que compartilhou em famílias as lições aprendidas em sala de aula. “Com o programa, eu aprendi a conviver melhor com as pessoas e a respeitar meus colegas. Também nos ensinaram a nunca brigar com os colegas, maltratá-los ou praticar bullying. Muitas coisas eu aprendi. E os ensinamentos que aprendi em sala de aula eu também levei para casa”.

Já o estudante Thiago da Silva Santos, 10 anos, que se formou na turma do 5º ano, diz que sentirá falta dos encontros. “Vou sentir muita falta do programa, pois aprendi várias coisas como respeitar as regras de trânsito e as placas; que não é legal fazer bullying. Com o Preci aprendi a conviver bem com as pessoas e a não ter preconceito e falar sobre a cor delas”.

Gestores, professores e pais presentes na cerimônia comemoraram junto aos alunos o encerramento de um ciclo de muito aprendizado. A diretora do CEMEIF “Alcides Marinato”, Iraci Lucas Tozatto, acompanhou a implementação do Programa na escola e destacou seu papel na formação dos alunos.

“Esse é um momento especial para as nossas crianças. Elas estão sendo preparadas para enfrentar o mundo lá fora, e nada melhor do que a presença de vocês aqui hoje como prova disso. Quero agradecer a toda equipe do Preci, que vieram homenagear essas crianças. Eu tenho certeza que elas, a partir desta formatura, verão um mundo melhor lá fora, pois essa formação será uma preparação para elas”, disse a diretora.

Outras formaturas

Até o dia 6 de dezembro serão realizadas novas formaturas dos alunos que participaram das atividades do Programa de Resistência e Cidadania (Preci). Nesta quarta-feira (27), a solenidade acontece na EMEF “Efigênia Sizenando”, no distrito do Farias, e envolve 84 estudantes.

Na quinta-feira (28), se formam no Programa 117 alunos da EMEF “Manoel Martins”, localizada em Pontal do Ipiranga. Já na sexta-feira (29), 88 alunos matriculados na EMEF “Urbana Penha Costa”, em Povoação, participam da formatura do Preci.