Prefeitura é parceira de ação do Sicoob que vai oferecer 200 mamografias em Linhares

Dar às mulheres uma chance de identificar precocemente o aparecimento do câncer de mama é o objetivo principal da parceria que acaba de nascer entre o Sicoob Leste Capixaba e a Prefeitura de Linhares. É o Projeto Prevenir em que o Sicoob vai oferecer 200 mamografias para atender a pacientes do município.

O projeto será realizado neste sábado, dia 23, a partir das 8 horas, no Ginásio Poliesportivo Leandro Silva Reis, no bairro Interlagos. Durante o evento além de orientações sobre as formas de prevenção do câncer de mama, haverá uma palestra com o médico cirurgião oncológico Bruno de Ávila Vidigal.

O ônibus de serviços de saúde do Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde da Prefeitura de Linhares (Naps) também estará estacionado em frente ao ginásio para oferecer diversos serviços gratuitos, como testes rápidos de glicose, HIV e sífilis, por exemplo.

O evento contará com a presença da bailarina Sandra Motta, diagnosticada com câncer de mama em abril de 2017, e que vai compartilhar a sua experiência pessoal por meio do Espetáculo Dança-Teatro: Vírgula.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou a importância das parcerias para aproximar os serviços públicos das comunidades, principalmente num assunto tão importante como a prevenção ao câncer de mama. “Muitas vezes quando essas pacientes conseguem o atendimento já apresentam o câncer num estado avançado. Queremos colaborar para minimizar esses impactos e levar uma prevenção e diagnóstico precoce”, alerta.

“Primeiro parabenizar a iniciativa do Sicoob. Depois destacar que a doação vai agregar às ações já desenvolvidas na rede básica municipal de saúde e garantir mais agilidade aos atendimentos que a Central de Regulação executa no Município. Nossa central foi reorganizada, as demandas são atendidas com mais rapidez e estamos investindo para melhorar ainda mais o atendimento a população”, destacou o secretário Municipal de Saúde, Saulo Meirelles.

A diretora do Sicoob Leste Capixaba, Michelle Calmon Manzoli, afirma ainda que o Sicoob está sempre preocupado em colaborar para o bem-estar social. “Queremos ajudar de alguma forma a conscientizar as mulheres sobre a necessidade de estar atenta aos primeiros sinais do problema. Um tratamento eficaz depende muito disso. Contribuir para o bem-estar da sociedade é uma das premissas do cooperativismo”, enfatiza.