Chuvas: equipes da Defesa Civil continuam monitorando a cidade

As fortes chuvas que incidem em Linhares fazem com que as equipes da Defesa Civil continuem de plantão, realizando o monitoramento da cidade e uma série de visitas nos principais pontos afetados pelas fortes chuvas, como o bairro Olaria.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Antônio Carlos dos Santos, orienta a população: “Caso haja alguma movimentação de solo em seu terreno, inclinação de árvores ou qualquer outro tipo de movimentação estranha, que saia do imóvel, procure um local seguro, salve sua vida e acione a nossa equipe”, alertou.

No momento, segundo a Defesa Civil Municipal, não há registro de alteração no Rio Doce, que permanece no seu nível normal, ou registro de desalojados e desabrigados em decorrência das chuvas. Algumas ruas dos bairros Shell e Centro apresentaram pontos de alagamentos e as equipes já estão atuando na região.

O atendimento da Defesa Civil Municipal é voltado, principalmente, às famílias em situação de risco devido à possível ocorrência de desastres ambientais, como deslizamento de barreiras, escorregamento de terra, entre outros. Em situações de emergência ou calamidade, o órgão atua na retirada das pessoas da área atingida, proporcionando-lhes segurança e assistência necessária.

A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone de plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal.

Previsão do Tempo

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, emitiu um alerta especial (vermelho) para o risco de chuvas intensas e volumosas em todo o Espírito Santo. O aviso vai das 06h até as 23h59 desta quarta-feira (20).

Trabalhos intensificados

As equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob) têm intensificado os trabalhos em ruas e avenidas de Linhares para minimizar os efeitos das chuvas na cidade. No momento estão sendo realizadas operações de limpeza e desobstrução das redes de drenagem pluvial, também conhecidas como galerias, a fim de evitar pontos de alagamentos.

As demandas de limpeza e manutenção no sistema de drenagem, além de reparos na pavimentação de ruas e avenidas, também podem ser registradas por meio do telefone (27) 3372 2117.