Farmácia Básica de Bebedouro passa a entregar medicamentos controlados

A saúde fica mais próxima dos moradores de Bebedouro e região. Nesta segunda-feira (18), a prefeitura de Linhares, por meio da secretaria Municipal de Saúde, passou a disponibilizar medicamentos controlados “faixa preta” na farmácia da Unidade de Saúde de Bebedouro, no interior do Município. Atualmente, são mais de 23 mil receitas atendidas por mês nas farmácias que integram a rede básica de saúde de Linhares.

Com a novidade, os moradores de Bebedouro já podem retirar seus medicamentos no próprio local e serão atendidos diretamente pro um profissional farmacêutico. A retirada dos medicamentos será sempre de segunda a sexta, das 7h às 14 horas.

“A medida leva mais conforto no atendimento aos moradores. Antes os pacientes da localidade precisavam se deslocar até sede do município para retirar os medicamentos na Farmácia Básica Central, e agora, eles podem retirá-lo bem perto de casa”, frisou o diretor de assistência farmacêutica da Prefeitura de Linhares, Tobias Jovita.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou que, recentemente, o modelo de atendimento e de gestão e os 150 itens da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) disponíveis a população nas Farmácias Básicas da Prefeitura Municipal de Linhares foi destaque durante o 7º Congresso Brasileiro Médico, Jurídico e da Saúde, realizado em Vitória.

“Linhares se destaca como um dos poucos municípios do Brasil por ter a REMUNE publicada e disponibilizada, e nosso modelo de gestão é referência no país. Os estoques de medicamentos das nossas farmácias estão em dia, e, é sempre bom anunciar medidas que aproximem cada vez mais a saúde dos cidadãos. Anunciamos a quarta farmácia que passa a oferecer os medicamentos controlados diretamente aos moradores garantindo mais agilidade no atendimento”, destacou.

O secretário de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, destacou que a medida vai reforçar e ampliar o serviço já existente em outras unidades básicas de saúde. “O munícipe poderá retirar o seu medicamento todos os dias da semana com a qualidade no atendimento, já que contará com o profissional farmacêutico à disposição. Mesmo que na unidade acabe faltando algum remédio, o morador poderá recorrer à farmácia básica municipal, no centro da cidade”, contou.

Além da unidade de saúde de Bebedouro, as outras três unidades que disponibilizam os medicamentos controlados são as dos distritos do Farias e São Rafael e do balneário do Pontal do Ipiranga.

Farmácias Básicas Municipais

Ao todo o município conta com seis farmácias municipais, uma central e cinco satélites e 26 unidades dispensadoras de medicamentos. A rede de saúde oferece os medicamentos básicos, preconizados pelo Ministério da Saúde, da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME e ainda outros medicamentos importantes, como o clonazepam.

Medicamentos essenciais

A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) de Linhares é composta por 150 medicamentos. São mais de 23 mil receitas atendidas por mês na rede básica de saúde.

Confira a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME)

https://linhares.es.gov.br/wp-content/uploads/2019/06/REMUME-2019.pdf