Projeto Negro Sou: alunos do Farias participam de oficinas no Dia da Consciência Negra

A Emef “Professora Efigênia Sizenando”, no Córrego Farias, receberá na próxima quarta-feira (20), quando é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, um grupo de 40 estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em tempo integral “Bartouvino Costa” para desenvolver com os alunos o projeto “Negro Sou”. Diversas oficinas, roda de conversa e apresentações musical e teatral fazem parte da programação que acontecerá das 8 às 9h30 horas.

A escola tem tradição em celebrar a data

A pedagoga da escola, Walquíria Gomes Sampaio Silveira, disse que os alunos estão empolgados para receber o projeto e terão acesso a oficinas de bonecas Abayomi; de penteado afros (tranças e turbantes); de dança afro; e de pintura facial afro.

“Esse projeto que os alunos vão vivenciar é um momento de dar visibilidade ao Dia Nacional da Consciência Negra, despertando o respeito e a autoestima do jovem negro, por exemplo. Os alunos vão adorar participar das atividades”, ressaltou a pedagoga.

O projeto surgiu na escola “Bartouvino Costa” com a introdução da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, instituída por lei no currículo oficial das redes de ensino e, desde o início do ano letivo de 2019, a escola vem movimentando competências e habilidades socioemocionais, que motivam o reconhecimento e aceitação da identidade étnica pelos estudantes. A partir dos resultados, os grupos e professores sentiram a necessidade de replicar as atividades desenvolvidas em escolas do município de Linhares.