Prefeito Guerino recebe atletas paralímpicos que irão representar o ES na Paralimpíada Escolar em São Paulo

São 11 atletas de escolas municipais e estaduais que irão integrar a delegação capixaba na competição que acontece entre os dias 18 e 23 de novembro.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon recebeu nesta terça-feira (12), no Gabinete, a delegação linharense de atletas paralímpicos que irá representar o Espírito Santo nas Paralimpíadas Escolares 2019 que serão realizadas em São Paulo entre os dias 18 e 23 deste mês. Os atletas estavam acompanhados do secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador, do coordenador de Esportes, Roque Chile, treinadores da equipe, Kelley Bonicenha e Roque Marinato e familiares.

A visita é um agradecimento à Prefeitura de Linhares por apoiar os atletas durante os jogos.  O campeonato reúne atletas de todos os Estados brasileiros. A delegação de Linhares, que integra a delegação capixaba, é composta por 11 atletas de escolas municipais e estaduais. Este é o maior evento esportivo para atletas com deficiência em fase estudantil. Os atletas de Linhares irão disputar as provas de: voleibol sentado, corrida, salto em distância, arremesso de peso e bocha. Ainda no encontro os atletas receberam a premiação da seletiva estadual das Paraolimpíadas Escolares.

Para o prefeito Guerino, a conquista dos atletas em representar o Espírtio Santo é resultado de esforço e coragem. Ele também destacou a atuação dos professores e da equipe técnica dos para-atletas durante os treinos visando a competição nacional.

“A conquista de vocês em representar o nosso estado numa competição tão importante me trouxe muita alegria. Vocês têm muita coragem e são vencedores na vida. À prefeitura de Linhares cabe sempre o apoio a estes atletas, que têm tido cada vez mais bom desempenho nas competições que participam e levando o nome de Linhares para o Brasil”, destacou o prefeito.

De acordo com a treinadora Kelley Bonicenha, o apoio da Prefeitura de Linhares e a determinação dos atletas foram os fatores responsáveis pelas classificações obtidas e garantiram a participação dos atletas na competição nacional. “Treinar estes atletas é minha motivação diária, ver o sorriso de cada um com o esporte é algo sem explicação. Nós do desporto paralímpico estamos imensamente felizes não só pelos resultados, mas também pela sensação de superação e, se Deus quiser, da vitória que nossos atletas poderão experimentar nas Paralimpíadas Escolares”, ressaltou.

“Me sinto muito feliz de fazer parte deste projeto paralímpico, levando mais alegria e auto-estima para os nossos atletas. Já avançamos muito com este trabalho e queremos sempre melhorar e levar mais qualidade ao nosso projeto e poder envolver mais atletas”, frisou o treinador Roque Marinato.

“Estamos extremamente felizes e queremos investir cada vez mais em nossos paratletas, inclusive já abrimos licitação para comprar material específico de treinamento para eles.  Nós estamos aqui para homenageá-los e dizer que vocês são um grande exemplo, um grande estímulo para os jovens e para toda a sociedade, de superação de desafio, de ousadia e de garra”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Para o paratleta, Lucas Marcelino Ferreira, a parceria com a gestão pública é fundamental. “Queremos agradecer em nome de todos os atletas pelo apoio que recebemos da prefeitura. Linhares tem muitos atletas bons e com capacidade de se desenvolver e com o apoio de vocês e com as novas iniciativas que estão sendo pensadas para o projeto vamos alcançar ainda mais conquistas no esporte e na vida”.

Delza Pontara, mãe de uma paratleta, falou de sua felicidade. “É muito bonito ver o amor a dedicação que toda equipe tem com nossos filhos. Nunca imaginei minha filha participando de competições, ganhando medalhas. Nos como família não sabemos nem como agradecer a prefeitura por este apoio”, disse.