Professora da Emef “Antônio Fernandes de Almeida tem projeto selecionado pelo Programa Agrinho

O projeto “Seja consciente, reaproveite e salve o meio ambiente” desenvolvido pela professora Mayra Müller Espíndula, na Emef “Antônio Fernandes de Almeida”, no Interlagos, está entre os 10 projetos selecionados no Espírito Santo pelo Programa Agrinho, iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Na próxima quinta-feira, dia 14, a docente apresentará em Vitória o projeto que consiste na produção de ecobags com caixas de leite, em busca do primeiro lugar na classificação.

Professora Mayra ensinando os alunos a confeccionarem as ecobags

A professora falou da felicidade quando recebeu a notícia. Agora, apresentará o projeto para uma Comissão Julgadora Estadual formada por, no mínimo, cinco profissionais da educação, contratados após avaliação estabelecida em edital. “Estou muito feliz por estar entre os 10 selecionados no Espírito Santo. Isso pra mim já é uma grande conquista. Agora, vamos em busca da melhorar colocação”, falou.

O projeto começou a ser desenvolvido na unidade de ensino e logo se expandiu para a comunidade. A escola vem realizando oficinas para as famílias interessadas em apreender a confeccionar as ecobags e garantir uma renda extra. “Até o momento, já ensinamos uma média de 10 famílias”, frisou Mayra.

“Quando as pessoas estão comprometidas, tem um ambiente que favorece o seu desenvolvimento e encontram apoio para por em prática os seus sonhos, elas se sentem empoderadas e os resultados sempre se destacam, como é o caso do projeto da professora Mayra”, falou a secretária de Educação de Linhares, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli. 

O Programa Agrinho é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e teve como tema “Inovação e Tecnologia em Defesa do Meio Ambiente”, na edição especial deste ano, em que o programa completa 15 anos no Espírito Santo.

“Fico feliz quando vejo iniciativas como a da professora Mayra que envolvem escola e comunidade em um projeto que transforma materiais que geralmente vão para o lixo em renda para as famílias, e também da educação ambiental que envolve todo esse processo. Parabéns Mayra, por sua dedicação ao projeto”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Aplicativo “ReAPProveite”

Até um aplicativo, o “ReAPProveite”, foi criado para ajudar as famílias na venda e a buscar também parceiros para doação de materiais para confecção das ecobags e também das lixeiras sustentáveis, confeccionadas em outro projeto na escola, o “Seja um agente em prol do meio ambiente”.

No momento, o aplicativo está disponível para baixar em celulares que tem a sistema Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.net.meuaplicativo.apps.android5d685d5d8ab07)  e, em breve, será liberado para iOS. Enquanto isso, a escola disponibilizou o telefone (27) 98132-0191 para quem tiver o interesse de fazer parte desta rede.