Mais de 150 pessoas participam do 1º passeio ciclístico para o enfrentamento às drogas em Linhares

Cerca de 150 pessoas, entre crianças atendidas pelo Programa de Resistência e Cidadania – PRECI, seus familiares, além da comunidade em geral, foram às ruas de Linhares no último sábado (09), para participar do 1º Passeio Ciclístico para o enfrentamento às drogas. Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção às drogas, os participantes saíram em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Caboclo Bernardo”, no bairro Planalto, e percorreram até o Projeto Meninos da Terra, no bairro Nova Esperança.  O evento foi realizado pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, participou do passeio. “Ações como esta são de extrema importância para a sociedade linharense. Fico feliz em ver nossos servidores públicos se preocupando em formar cidadãos de bem e com mais qualidade de vida. Parabéns a todos os envolvidos na realização do evento”, disse o prefeito. 

“Foi uma oportunidade maravilhosa para chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção às drogas. Acreditamos que por meio da prevenção, conseguimos combater e evitar os problemas que causam transtornos no meio social. Por esse motivo, estaremos sempre empenhados em realizar ações como esta com o objetivo de proporcionar dias melhores e ensinar o caminho certo para os linharenses”, destacou a coordenadora do PRECI, a servidora da Guarda Civil Municipal, Jaciane Légora. 

Preci

O Programa de Resistência e Cidadania (Preci) é sedimentado na família, na escola e na Guarda Civil Municipal, tem caráter essencialmente preventivo ao uso de drogas. Dentre seus objetivos está a contenção da violência em todos os seus aspectos (físicos, morais e emocionais), bem como evitar que crianças e adolescentes, em fase escolar, iniciem o uso de drogas lícitas e ilícitas.

O programa é voltado para crianças e adolescentes de escolas da rede municipal de ensino. Durante os encontros, são desenvolvidas aulas lúdicas e técnicas educacionais que ensinam aos alunos a resistirem às pressões dos grupos sociais para dizer “não” às drogas e à violência.