Interação entre alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental estimula habilidades e promove a aprendizagem

Os alunos do 4º ano da Emef “Antônio Fernandes de Almeida”, no Interlagos, colocaram em prática nesta segunda-feira (11) o que estão aprendendo sobre as habilidades de sequência lógica, autocontrole, autoestima, persitência, memória de trabalho e gerenciamento das emoções. Eles estiveram no Ceim “Ilidia Rosa de Almeida dos Santos” aplicando o “Jogo Cata Cores” que estimula na criança essas habilidades. As atividades foram desenvolvidas nos turnos matutino e vespertino.

A professora Josimara Pinto Passos, que é responsável pelo projeto na Emef “Antônio Fernandes de Almeida”, disse que as atividades foram bem recebidas pelos alunos. “Na escola, uma sala foi adaptada para as atividades lúdicas, incluindo os jogos. A Secretaria Municipal de Educação propôs o Projeto de Multiplicadores de Neurociência Aplicada à Educação, que foi abraçado pela escola, e tem como proposta trabalhar o desenvolvimento das Funções Cognitivas da criança, desafiando os alunos a pensar. Os jogos têm relação com os conteúdos propostos em sala de aula e os professores falam que já houve uma grande melhora no processo de aprendizagem”, falou a professora.

A diretora do Ceim “Ilidia Rosa de Almeida dos Santos”, Eva Pereira dos Santos Alves, destacou que o Jogo Cata Cores, que consiste no aluno pegar as cores dos copos na sequência das cores que estão no tabuleiro, foi muito bem-vindo na escola.  “O jogo contribui para que o aluno perceba e aprenda as cores. Além disso, estimulam a criança a ter mais agilidade e a competir de forma saudável. Essa dinâmica também permite uma aproximação entre diferentes idades e isso é inovador porque as crianças aprendem e ensinam o que aprenderam”, pontuou.

O aluno Sávio dos Santos Rocha, tem 9 anos, cursa o 4º ano e estava todo feliz em aplicar os jogos. “As crianças daqui do Ceim vão aprender muito mais agora sobre as cores. A gente vem aprendendo muito nas aulas de jogos a fazer melhor as contas e pensar mais rápido, por exemplo. Estou feliz em ajudar”, falou.

A Pietra Barbosa Monteiro, de 5 anos, aluna do Ceim, estava toda empolgada participando do Jogo Cata Cores. “Gosto de aprender coisas novas. Foi muito divertido e gostei de aprender mais sobre as cores e receber os colegas também”, falou.

A formadora do curso de Funções Executivas, Ingrid Salaroli, acompanhou a interação entre as duas escolas e informou que o projeto é um desdobramento da Formação “Neurociência Aplicada à Educação: Aplicação de Jogos no Desenvolvimento de Funções Cognitivas e Habilidade Socioemocionais no Ambiente Escolar”.

A secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, disse que se sente muito feliz em ver os frutos de um Planejamento iniciado em 2017 e que envolveu professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, anos iniciais, em prol da concretização da Riqueza de Aprendizagem que é adquirida na primeira infância. “Nesta fase, é imperioso ter métodos e estratégias que levem as crianças até 10 anos de idade a serem leitoras plenas, que quer dizer: a criança lê, entende, interpreta e relaciona sua leitura com o cotidiano. Nesse sentido, o município está atento para que essas crianças possam reproduzir Riqueza de Aprendizagem nos ciclos posteriores”, ressaltou a secretária.