Prefeitura lança Praia Acessível para idosos e deficientes neste sábado (3) em Pontal do Ipiranga

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, lançam na manhã do próximo sábado (3), às 8 horas, o projeto Praia Acessível. O objetivo é facilitar o acesso de idosos com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência à orla da praia do Pontal do Ipiranga. As cadeiras anfíbias estarão à disposição das pessoas que queiram se refrescar no mar. O projeto funcionará no local até o dia 28 de fevereiro, todos os dias da semana, das 8 às 15 horas.

Uma equipe de monitores composta por assistentes sociais, psicólogos e professores de Educação Física, além dos guarda-vidas que atuam no balneário, ficarão em uma tenda instalada no local auxiliando e orientando as pessoas para que todas tenham um lazer seguro. A cadeira anfíbia é especial, pois não afunda na areia e é flutuante. A altura permite ainda que a pessoa que a utiliza sinta a água do mar. Após o carnaval, o projeto será transferido para a praia das Três Pontas, na Lagoa Juparanã, para ampliar o acesso do público alvo à Praia Acessível.

De acordo com o prefeito de Linhares Guerino Zanon, o Praia Acessível é mais uma importante ação promovida pela Prefeitura para o fortalecimento da cidadania e democratização dos espaços públicos de lazer. "Um trabalho pensado com muito carinho para pessoas idosas e com algum tipo de deficiência, que poderão, a partir da iniciativa, desfrutar com mais propriedade desses espaços comuns que são nossas praias, seja para o lazer, seja para a prática de esportes", disse Guerino. 

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva, o Praia Acessível é um belíssimo projeto de inclusão é um compromisso da gestão com uma Linhares para todos. "Com esse projeto, vamos possibilitar que as pessoas idosas e com deficiência usufruam da praia e do banho de mar com segurança, dignidade e autonomia. Nosso objetivo é proporcionar a essas pessoas  momentos de lazer, em igualdade de oportunidade com as demais, promovendo a inclusão", destaca Amantino.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Avelino Malacarne, agradeceu a todos os envolvidos que puderam transformar em realidade a o projeto. "Nosso objetivo é evoluir o Praia Acessível, reforçar parcerias e beneficiar cada vez mais quem precisa. De fazer com que essas pessoas se sintam confortáveis em qualquer espaço e aumentar o número de adeptos A praia é de todos e a nossa bandeira é a da igualdade", declarou. 

Para o presidente da Associação dos Deficientes de Linhares (Adefil), José Geraldo Giovani, o Praia Acessível vai dar oportunidade e oferecer algo que para muitos é fácil e acessível, além de possibilitar um momento até então nunca vivido ou resgatar uma emoção esquecida há anos. "Além de possibilitar este momento que é único para cada um dos beneficiados, acabamos chamando a atenção da sociedade para o assunto. É algo que nos parece tão simples ir até o mar, mas para quem tem dificuldades de mobilidade existem várias barreiras", destaca José Geraldo.